COPAGRA: Mais de 500 pessoas compareceram ao 6º Encontro do Agricultor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Copagra 31 07 2012SmallO Dia do Agricultor foi comemorado no Noroeste Paranaense com música, atrações culturais e palestras. Mais de 500 pessoas compareceram ao 6º Encontro em comemoração a data, realizado no dia 27 de julho, pela Copagra ( Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense), em parceria com o Sindicato Rural Patronal e Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Ivaí, Sicred, Senar/ Faep, Paranagril, Agropeças, Solomar/ John Deere, Fipal, Fecularia Loanda, Case, Arroz Santa Izabel, Colina Verde, Moura Terra, Campos Verdes, Frangos Canção, Cadamuro Mudas de Eucalipto e Agro solo, no Salão Paroquial, em São José do Ivaí.

Desenvolvimento regional - No encontro, o vice-presidente da Copagra, Oswaldo Zanqueta, destacou a importância da agropecuária para o desenvolvimento regional. “Mesmo com todas as dificuldades, o produtor vem cultivando suas terras, produzindo e gerando riquezas”, disse ele, salientando que a Cooperativa irá intensificar suas ações no recebimento, armazenagem, comercialização de produtos agrícolas e assistência técnica com transferência de tecnologias aos associados. “Estamos buscando promover um ambiente favorável ao produtor rural para que ele se preocupe somente em produzir em grande quantidade”, disse.

Conservação de solo - O engenheiro agrônomo Ademir Calegari, doutor em agronomia e especialista em solos, apresentou a palestra “Conservação e Recuperação de Solo com Ênfase na Fertilidade”. Ele enfatizou que não como plantar apenas uma cultura por um período longo, mas que é necessário consorciar com leguminosas, como crotalárias, e em alguns casos até aplicar gesso. Calegari destacou que todo esse processo aumenta a fertilidade, quantidade de nutrientes e o índice de nitrogênio no solo.

Código Florestal - Com o tema “O Novo Código Florestal e Negócios de Carbono”, o pesquisador da Embrapa Florestas, Edmilson Batista de Oliveira, defendeu que o produtor rural deve investir na recomposição ambiental, de modo a proporcionar um ambiente favorável à cultura que deseja cultivar. “Investir em floresta é fazer uma poupança verde com rendimento a longo prazo”, enfatizou. Para o gerente da unidade da Copagra no município, Demário da Silva, conhecido como Marinho, a presença popular foi extremamente benéfica. “A participação foi alto absolutamente salutar neste evento, eles interagiram com os palestrantes e fizeram um grande encontro”, disse. (Imprensa Copagra)

Conteúdos Relacionados