COOPERTRADIÇÃO: Cooperados são orientados sobre a aplicação de defensivos agrícolas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Clevelandia 10 12 2012 (Large)Aproximadamente 40 produtores estiveram reunidos sob a coordenação da Coopertradição e da Ihara, empresa que comercializa insumos agrícolas, recebendo orientações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs), a regulagem de pulverizadores e utilização de bicos, reduzindo assim riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

Conhecimento - A palestra aos agricultores foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Londrina, Henrique Borges Neves Campos. O repasse de informações como estas tem o intuito de levar aos agricultores mais conhecimento e eficiência na aplicação de defensivos agrícolas e, consequentemente, diminuir os custos de aplicação para o produtor.

Redução de custos - “Passar de forma correta, em horários corretos, com equipamento adequado, além de ajudar o agricultor a ter melhores resultados no tratamento da sua lavoura, contribui para que o produtor possa, também, diminuir custos”, explica Campos. De acordo com Thiago Pereira Rezende, técnico de vendas da Ihara, é cada vez mais comum ver os agricultores tratarem suas áreas como empresas. “O agricultor tem buscado diminuir custos para aumentar os lucros. Tem procurado administrar melhor e com mais eficiência sua lavoura”.

Maneira e quantidade certas - Segundo Antonio Strapasson, técnico agrícola da Coopertradição, os produtores estão aplicando os produtos de maneira certa e na quantidade certa. “Porém, quanto mais presentes nós estivermos e quanto mais informações eles receberem, o percentual de acerto na hora de passar o defensivo agrícola será maior ainda. Isso sem contar a economia com o produto”.

Demanda - A palestra foi considerada fundamental, pois atendeu a demanda apresentada pelos trabalhadores, além de oferecer a eles noções quanto à compra e o prazo de carência do produto – intervalo entre a aplicação e a liberação para a venda e consumo. “O treinamento foi importante porque vai nos ajudar a cuidar melhor das nossas plantações. O agricultor tem se conscientizado hoje, para ter lucro, é fundamental não desperdiçar e aumentar a lucratividade”, afirmou o produtor Roberto Hasse.

União - Mais do que orientar os produtores, palestras como esta vêm unindo a iniciativa privada e instituições de ensino ligando as duas pontas do agronegócio. (Imprensa Coopertradição)

Conteúdos Relacionados