COOPERMIBRA: Resultado do milho BT é apresentado para produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Agricultores associados a Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, conheceram na última sexta-feira (31/10) os resultados do cultivo do milho BT Yeldgard, o transgênico resistente a lagarta. A apresentação, promovida pela Agroeste, foi feita em duas, das oito propriedades rurais do município de Campo Mourão que adquiriram a semente na Cooperativa e cultivaram áreas experimentais e até mesmo comerciais com a variedade AS-1551. "Os resultados estão surpreendendo os produtores", afirma o engenheiro agrônomo Fábio Cesar Debortoli, da Agroeste. "Temos 100% de satisfação", destaca ao falar sobre a diferença entre o milho convencional e o transgênico, plantados na mesma época e mesma área. "A diferença é nítida. No milho convencional, apesar de já terem sido feitas de três a quatro aplicações, as lagartas continuam atacando as plantas. Já no milho BT, mesmo sem nenhuma aplicação, as plantas estão intactas", conta.

Comprovação - Quem comprovou pessoalmente essa diferença foi o produtor Odilson Alvaristo. "Vou plantar esse milho na próxima safra", afirmou ao falar das vantagens que observou no experimento. Além de reduzir os riscos de contaminação ambiental e humana, o produtor ainda economiza na compra de inseticidas e em todo o processo de aplicação, que envolve gastos com combustível, mão-de-obra, desgaste do maquinário e outros. "No final, essa economia compensa o custo maior da semente", diz Alvaristo ao citar ainda que: "Outra vantagem é que a lavoura não sofre com o ataque da lagarta".

Produtividade - De acordo com Debertoli, por não ser atacado pela lagarta, a média de produtividade do milho BT deverá ser de 8% a 10% maior do que as variedades convencionais. "Em resumo o milho BT Yeldgard, proporciona menor custo de produção e maior produtividade", salienta lembrando que muitos produtores deverão optar por essa nova tecnologia para a safrinha. Debertoli cita ainda que a Coopermibra foi uma das primeiras a repassar a semente do milho BT para seus cooperados na região de Campo Mourão e deverá ser a primeira a oferecer o produto para a safrinha.  (Imprensa Coopermibra)

Crédito das imagens: Assessoria Coopermibra.

Conteúdos Relacionados