COOPERMIBRA: Próxima safra terá custo menor para o produtor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os custos com insumos para o cultivo da próxima safra, serão menores do que o registrado na safra passada. A informação foi dada na manhã da última sexta-feira (19/06) durante o lançamento da Campanha de Safra 2009/2010 da Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil. Essa campanha tem como propósito a antecipação da compra dos insumos como fertilizantes, sementes, produtos fitossanitários e outros que serão utilizados pelos produtores no cultivo de culturas como milho e soja.

Pé direito - "Vamos começar essa safra com o pé direito", afirmou Henning Baer, diretor presidente da Coopermibra. Segundo ele, a Cooperativa firmou grandes parcerias com empresas fornecedoras, para oferecer ao agricultor produtos de alta qualidade e com bons preços. "Tenho certeza que essa safra será boa para os agricultores e para a Coopermibra", disse.

Avaliação - O diretor presidente da Coopermibra salienta que ao planejar uma safra o produtor deve avaliar todos os fatores, e não somente os preços. "É preciso verificar principalmente a qualidade dos produtos", diz ao citar, como exemplo, o caso da semente, que se for de origem duvidosa ou de baixa qualidade certamente terá um rendimento inferior, ou como já aconteceu, pode nem mesmo germinar. "Além dos bons produtos, temos uma equipe técnica preparada para auxiliar o produtor nesse planejamento", comenta Baer. "Estamos de braços abertos para receber o produtor e faremos o que pudermos para atender a todos", afirma.

Preços - Sobre a queda no custo de produção para a próxima safra, o analista de mercado e encarregado do setor de Crédito da Coopermibra, José Donizeti Pitoli, informa que em alguns casos, como o dos fertilizantes, os preços estão cerca de 40% mais baixos do que na safra anterior. Outro destaque é o de produtos como o glifosato, que está cerca de 30% mais barato. "Preparamos uma campanha que atenderá tanto a Coopermibra e seu associados", disse Pitoli.

Mercado - "Nessa campanha, a Coopermibra se preparou pra enfrentar o mercado e ajudar o produtor nas condições que ele precisa", destacou o gerente da unidade regional da Coopermibra em Campo Mourão, José Carlos Martins. "É uma Campanha a altura do produtor e da Coopermibra", salienta. Para o agricultor Carlos Nespolo, campanhas como essa lançada pela Coopermibra são de grande importância para o produtor rural. "Assim nós podemos adquirir insumos com preços mais acessíveis", diz.

Expectativa - Entre os agricultores a expectativa para a próxima safra são as melhores possíveis. "O produtor sempre tem que pensar positivo. Ele deve acreditar que a próxima safra será melhor e trabalhar para isso", comentou o agricultor Valmor Barato. "Tenho a expectativa de que a partir de agora o clima será mais favorável, e que assim teremos bons dias para a agricultura", declara o produtor Francisco Assis Gonçalves.  (Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados