COOPERMIBRA: Estiagem atrapalha plantio da safrinha de milho e soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Apesar da implantação do Vazio Sanitário (período de três meses em que fica proibido o plantio de soja para controle da Ferrugem Asiática), muitos produtores planejavam fazer o plantio de uma "safrinha de soja". De acordo com o engenheiro agrônomo da Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, David Leite do Nascimento, isso seria possível desde que o produtor cumpra os prazos legais do Vazio. "É preciso observar que o produtor deve deixar a área livre em pelo menos 90 dias entre a colheita e o plantio de uma próxima safra", comenta.

Plantio antecipado - Assim, para cultivar uma safrinha de soja, o produtor teria que plantar o milho antecipadamente para que o grão pudesse ser colhido a tempo de se fazer o plantio da soja. Mas a estiagem que afeta todo o Paraná impediu que o projeto fosse colocado em prática. "Se fosse em tempos normais o milho já estaria plantado e, em alguns casos, em estado adiantado. Mas devido as atuais condições climáticas isso não foi possível", diz ao lembrar que o produtor que arriscar fazer isso agora poderá ser multado por estar com a soja no campo quando entrar em vigor o período do Vazio Sanitário.

Ferrugem Asiática - Segundo Nascimento, o Vazio Sanitário é necessário para controlar a proliferação da Ferrugem Asiática - doença que pode causar grandes perdas à cultura da soja. "Quebrando o ciclo da doença o produtor não terá tantos problemas durante a safra", frisa. O período de três meses sem soja foi estabelecido porque o fungo que provoca a Ferrugem Asiática só sobrevive em plantas vivas. Por esse motivo, as chamadas plantas voluntárias que nascem em beiras de estradas, ferrovias e no campo após a colheita, também deverão ser destruídas. 

Plantio - No Paraná, o período indicado pelo zoneamento para plantio do milho da primeira safra iniciou em 21 de agosto e prolonga-se até 10 de novembro, com concentração de plantio entre os meses de setembro e outubro. O período recomendado para plantar soja é mais restrito e concentra-se entre 15 de outubro a 30 de dezembro. A recomendação é para que os produtores sigam esse zoneamento e fiquem atentos a todas as recomendações da pesquisa e assistência técnica, considerando que um plantio em dia errado pode comprometer a produção, produtividade e rentabilidade das lavouras.

Estiagem já era esperada - De acordo com Nascimento, muitos produtores estão ansiosos para fazer o plantio. Alguns até arriscaram jogar a semente na terra, mas se arrependeram. "A estiagem já era esperada. A meteorologia já dizia que 2007 seria um ano de baixa precipitação e com chuvas mal distribuídas", cita. Sobre isso, é bom que o produtor faça o monitoramento do clima para evitar o plantio após uma chuva passageira.

Previsão de safra - A estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), para a primeira safra de milho paranaense é de um aumento de 3%, em relação à safra de verão passada, o que representa um acréscimo de 40 mil hectares. Na região de Campo Mourão o crescimento deve ser de mais de 6%. Se essa estimativa for confirmada, a área ocupada com o produto na região deverá ser de 68 mil hectares. Na safra passada o plantio foi de 64 mil hectares. Os principais motivos para esse aumento são a boa produtividade alcançada na safra passada, o aumento das exportações e as perspectivas de bons preços para o produto. (Imprensa Coopermibra)

Conteúdos Relacionados