COOPERMIBRA: Didática será o diferencial em Dia de Campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil e a Sementes Mourão, realizam hoje o primeiro de uma série de três encontros, que serão realizados durante o mês de fevereiro na Fazenda Rio Sem Passo, município de Luiziana. Esse dia de campo promete ter como diferencial a forma de apresentação muito mais didática. O objetivo do evento é fazer com que os produtores absorvam o maior conhecimento possível sobre os materiais apresentados - desde o plantio até o beneficiamento das sementes. 

Público - As visitas serão direcionadas a agricultores associados à Coopermibra em suas 16 áreas de atuação no Paraná. O primeiro grupo será formado por agricultores das regionais de Campo Mourão, Mamborê, Manoel Ribas e Quinta do Sol. No dia 12/02 os visitantes serão das regionais de São Jorge do Ivaí, Doutor Camargo, Terra Boa, Sarandi e Floresta. E no dia 13/02 o encontro contará com a participação de agricultores das regionais de Pitanga, Jardim alegre, São João do Ivaí, Campina da Lagoa, Goioerê e Umuarama.

Objetivo - Essa divisão tem como objetivo ampliar o tempo de visita em cada local e, conseqüentemente, repassar o maior volume possível de informações e esclarecer com maior profundidade os questionamentos apresentadas pelos participantes. A programação contará com visitas nas parcelas experimentais onde a Sementes Mourão avalia o desempenho das variedades observando fatores como a época de plantio, região de cultivo, tipo de solo, altitude, ocorrência de pragas e a técnica de cultivo ideal para cada variedade. 

Unidades de beneficiamento - Os agricultores vão conhecer ainda as três unidades de beneficiamento de sementes com capacidade para até 340 mil sacas de grãos fazem parte da infra-estrutura que a Sementes Mourão possui para beneficiar e armazenar sua produção. As instalações foram construídas especialmente para acondicionar e preservar o poder germinativo das sementes. As apresentações serão feitas pelos pesquisadores Luis Carlos Miranda da Embrapa e Ralf Udodengler da Fundação Meridional, por Noé Esteves do Grupo Integrado e por um pesquisador da Coodetec. Já na Unidade de Beneficiamento, a apresentação será feita por Rubens Roberto Ferreira, da Agropecuária Ipê.

Empresa - A Sementes Mourão foi criada em 1986 pela Agropecuária Ipê, tendo como propósito a produção de sementes de soja, trigo, aveia e triticale de alta qualidade. Para isso, a empresa utiliza as mais avançadas tecnologias, segue as recomendações dos melhores centros de pesquisa do Brasil como a Embrapa, a Coodetec e o Iapar e trabalha em conformidade com todas as exigências do Ministério da Agricultura. Em laboratórios próprios e credenciados, a Sementes Mourão realiza rigorosos testes de germinação e vigor, que asseguram ao produtor rural a obtenção de sementes que resultam em excelente produção. (Coopermibra)

Conteúdos Relacionados