COOPERMIBRA: Cooperativa chega aos seus 8 anos de serviços aos produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No dia 16 de março do ano de 1998, um caminhão entrou no pátio da Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil-, em Peabiru, para descarregar aproximadamente 7,6 mil quilos de soja do agricultor Honório Santim. Esse foi o primeiro recebimento registrado pela recém-criada cooperativa. Para lembrar a data, a Coopermibra realizou na manhã de quinta-feira (16/03) uma recepção especial com café da manhã para as primeiras entregas feitas na unidade de recebimento da sua sede em Campo Mourão. A primeira entrega foi feita por Bruno Rocktschel, que trouxe para a cooperativa pouco mais de 9,8 mil quilos de soja do produtor João José de Moraes, do Distrito de Piquirivaí.

Portões abertos - “Para nós este é um momento muito especial, pois, ao abrirmos o portão para receber esse caminhão, estamos lembrando que há oito anos, também numa manhã bonita como essa, nós recebemos o nosso primeiro caminhão de soja”, recorda o diretor vice-presidente da Coopermibra, Valdomiro Bognar. O destaque para esse dia, diz Bognar, está no fato de que há oito anos a Coopermibra deu, efetivamente, início a sua missão de ser o apoio que o homem do campo precisava.

Entusiasmo - “Quando um caminhão chega na Coopermibra, nós sabemos que não estamos recebendo somente um produto. Nós sabemos que o que estamos recebendo é o resultado do trabalho do agricultor. E por esse motivo queremos que os agricultores saibam que ao fazer a entrega da sua safra na Coopermibra eles estarão depositando o resultado desse tão importante trabalho em boas mãos”, afirma Bognar. “Estamos trabalhando há oito anos com dignidade, com entusiasmo e de cabeça erguida por sabermos que estamos fazendo o melhor para o produtor rural”, complementa.

Fundação – O aniversário de fundação da Coopermibra foi comemorado no dia 03 de dezembro do ano passado. Foi nesse dia que um grupo formado por 26 agricultores se reuniu para oficializar a criação da Cooperativa que tem como principal objetivo fortalecer o sistema cooperativista regional e atender o agricultor em suas reais necessidades. Essa proposta foi bem recebida por aqueles que estavam totalmente desamparados, necessitados de alguém que os ajudasse nessa (muitas vezes), tão difícil tarefa de produzir alimentos. Logo de início muitos agricultores entenderam esse propósito e aceitaram fazer parte da Cooperativa. Assim, logo no primeiro ano de atividades (em 1998/1999) o número de cooperados chegou a 697. Em 2000 já eram 1.232 associados. Em 2002 o número saltou para 2.571 cooperados. Agora em 2005/2006 a Coopermibra, uma cooperativa que prioriza o homem do campo, conta com aproximadamente 6 mil agricultores associados.

Sede e entrepostos - Mas o crescimento não foi apenas em número de cooperados. A Coopermibra também evoluiu em estrutura física. De um simples escritório e um posto de recebimento de produtos, a Cooperativa conta hoje, além da sede em Campo Mourão, com uma rede de entrepostos localizados nas cidades de São Jorge do Ivai, Mambore, Goioerê, Campina da Lagoa, Guarapuava, Sarandi, São João do Ivaí, Quinta do Sol, Doutor Camargo, Floresta, Manoel Ribas, Umuarama e Terra Boa, que atendem grande parte do estado do Paraná e abrangem uma das regiões mais produtivas do Brasil. Em 2004 a Coopermibra teve o seu melhor desempenho. Os números fizeram com que pela primeira vez a Cooperativa figurasse entre as 300 Maiores Empresas do Sul do Brasil, conforme ranking elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e pela Revista Anuário Expressão. Nesse ranking a Coopermibra foi classificada como sendo a 110ª maior empresa e a 15ª maior Cooperativa do Sul do Brasil. No Paraná a Coopermibra foi classificada como sendo a 12ª maior cooperativa e a 37ª maior empresa do Estado. (Assessoria Coopermibra).

Conteúdos Relacionados