COOPERMIBRA: Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos cresceu 17% em 2007

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O programa de Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos da Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, apresentou um crescimento de 17% no ano de 2007. Conforme relatório emitido pelo departamento de gestão ambiental da Cooperativa, em 2006 os agricultores devolveram pouco mais de 71 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas. No ano passado o volume devolvido somou 83.129 embalagens. "A participação do agricultor está cada vez melhor", comemora a coordenadora do programa, Thaís Lins. Segundo ela, a devolução de embalagens já não é mais uma novidade e os produtores sabem bem os benefícios que a destinação correta proporciona.

Contribuição para o meio ambiente - Antes, como não podia queimar, enterrar e muito menos depositar as embalagens em rios, matas ou outros locais, os produtores eram obrigados a guardar tudo em barracões. O problema é que com o passar do tempo os espaços acabavam e, mesmo com os cuidados adequados, sempre havia o risco de contaminação. "Ao tirar esse tipo de material da sua propriedade e ao dar uma destinação correta para o mesmo, o agricultor está, entre outras coisas, contribuindo para reduzir a intoxicação de pessoas e animais e para evitar a contaminação do meio ambiente", comenta Thaís.

Apoio para o produtor - A Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos da Coopermibra é realizada sempre que necessário em todas as unidades da Cooperativa. Seu objetivo é o de oferecer ao produtor rural o suporte para que ele possa fazer a devolução. Sem esse apoio, muitos agricultores teriam que fazer longas viagens para devolverem as embalagens.

Encaminhamento - As embalagens recolhidas são encaminhadas para as Unidades de Recebimento e Triagem de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, como a ADITA - Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, de Campo Mourão e Maringá. Essas unidades são as responsáveis pelo encaminhamento de todo o material recolhido para as industrias de reciclagem ou para destruição em local apropriado. Thaís lembra ainda que as embalagens devem ser devolvidas no prazo máximo de um ano após a compra do produto.

Cuidados na propriedade - Enquanto as embalagens estiverem na propriedade elas devem permanecer em local adequado, construído ou preparado especialmente para esse fim. Além disso, é preciso ainda que antes da devolução o produtor faça a tríplice lavagem. A primeira coleta de 2008 foi realizada em São Jorge do Ivaí e somou 5.084 unidades. A próxima coleta será realizada no dia 08 de fevereiro na Unidade da Coopermibra em Manoel Ribas. (Coopermibra)

Conteúdos Relacionados