COOPERATIVISMO VI: Ações socioambientais são a essência do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As ações de responsabilidade socioambiental promovidas pelas cooperativas fazem parte da essência do sistema, afirma José Roberto Ricken, superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). ''É o nosso modelo de atuação, nossa forma de trabalhar junto e em benefício da sociedade'', acrescenta, frisando que nesse sentido é natural a atuação das cooperativas em relação às empresas tradicionais, que muitas vezes fazem marketing de seus projetos para se destacar na sociedade. ''E é essa essência que explica o desenvolvimento das cooperativas'', ressalta Ricken.

Pesquisa - Segundo uma pesquisa que ele realizou entre cooperados e colaboradores de organizações paranaenses para sua dissertação de mestrado, dos 1,3 mil entrevistados, 99% acreditam que o que diferencia uma cooperativa de uma empresa tradicional é o desenvolvimento social e econômico que essa organização proporciona a toda a sociedade. ''Está claro que onde existe uma cooperativa bem instalada, os bons resultados voltam para a própria comunidade'', acrescenta.

Realidade - Ricken ressalta ainda que as pessoas veem a responsabilidade social como algo etéreo, distante. E o cooperativismo traz isso para perto de todos, puxa para a realidade. Em projetos socioambientais, segundo ele, outro ponto que difere a atuação das cooperativas é a relação com suas origens. ''A cooperativa atua pontualmente, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde está presente'', frisa o superintendente da Ocepar. E observa que no meio dessa ideia há algo ainda mais importante: o fato de que o cooperado não vive na cooperativa, vive na comunidade, por isso é fundamental gerar projetos que beneficiem a sociedade no geral. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados