COOPERATIVISMO: Ocepar divulga mensagem do Dia Internacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

JPK 2010Small

90º DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

Mensagem do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski 

 

Cooperativas constroem um mundo melhor

No próximo dia 7, celebraremos o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em todo mundo sempre no primeiro sábado do mês de julho. Mas neste ano, temos algo a mais para comemorar, afinal, no dia 18 de dezembro de 2009, por meio da Resolução 64/136, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que 2012 seria o Ano Internacional das Cooperativas, e sugeriu como slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Este reconhecimento, por uma instituição como a ONU, permite ampliar o número de pessoas interessadas em saber o que são e o que fazem as cooperativas. No Paraná, estamos sentindo o interesse manifesto pela sociedade por meio de escolas que nos procuram para obter mais informações sobre o cooperativismo e pelas homenagens prestadas por parte do executivo e do legislativo. São apenas alguns exemplos que expressam muito bem a afirmação do secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, sobre o papel relevante que desempenham as cooperativas quando diz: “Cooperativas existem para mostrar à comunidade internacional que é possível buscar viabilidade econômica com responsabilidade social”.

Todos aqueles que fazem da cooperação um meio de vida e que veem as transformações provocadas pelo cooperativismo na viabilização dos negócios dos cooperados; na melhoria do bem-estar das pessoas; na inserção sociocultural da família; na formação e educação e, principalmente, na justiça social com forte distribuição da renda, estão contribuindo para um mundo melhor.

Nós, paranaenses, podemos comemorar o Ano Internacional das Cooperativas com muito orgulho, afinal, o cooperativismo apresentou avanços altamente expressivos nos últimos anos.

Nossas cooperativas atuam em diferentes setores da economia como: crédito, saúde, agropecuária, infraestrutura, transporte, educação, trabalho, turismo, dentre outros, proporcionando melhores condições de vida a mais de 2,5 milhões de paranaenses que dependem das ações da cooperação em nosso Estado.

Com mais de R$ 32 bilhões de movimentação econômica, com a participação de mais de 38% das exportações das cooperativas brasileiras, com 1,5 milhão de postos de trabalho gerados, com mais de R$ 10,4 bilhões de ativos administrados pelas cooperativas de crédito, com mais de 1,8 milhão de usuários das cooperativas da saúde e com forte atuação no transporte de cargas e passageiros, na educação, infraestrutura e turismo, nossas cooperativas representam 13% do PIB do Paraná, numa demonstração da nossa importância como agentes de desenvolvimento das pessoas e do Estado.

Cooperar deveria ser um verbo conjugado no dia a dia das escolas pois, certamente, teríamos crianças e jovens mais preparados, não apenas para o cooperativismo, mas para a sociedade. Cidadãos formados pela cooperação que poderiam desempenhar suas atividades com uma visão diferente, mais humana, mais solidária e mais cooperativa.

Vamos aproveitar esta oportunidade de comemorações para cobrar das autoridades, constituídas em todos os níveis, ações mais efetivas de apoio e reconhecimento pelo importante trabalho que as cooperativas realizam, tanto no campo econômico como no social. Cada um de nós tem a responsabilidade, neste dia 7 de julho, de promover ações locais e regionais para mostrar à sociedade o quão valioso é o trabalho desenvolvido pelas cooperativas nas comunidades e o quanto elas estão comprometidas com as ações comunitárias.

Aproveitar também esse momento para agradecer aos 735 mil cooperativistas que integram o sistema no Paraná, para agradecer o trabalho que realizam em benefício dos paranaenses e dos brasileiros.

Sabemos que desafios existem e o principal deles é continuar ampliando a percepção da sociedade e dos governantes sobre a prática da cooperação como instrumento pleno de democracia, distribuição de renda, valorização das pessoas e viabilização dos negócios de significativa parcela da sociedade.

Vamos cooperar para fazer um mundo melhor e pessoas ainda mais felizes.

 

Conteúdos Relacionados