Cooperativas apresentam propostas de estímulo ao trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Aconteceu nesta terça-feira (04/02), reunião da cadeia produtiva do trigo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a presença de vários líderes e representantes do segmento para discutir a proposta para o Plano Safra 2003 na busca de mecanismos para estruturação. A reunião foi coordenada pelo Secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin. Os dados estatísticos apresentados pelo ministério indicam uma produção mundial decrescente, que passou de 610,1 milhões de toneladas na temporada de 97/98 para 567,5 milhões de toneladas em 2002/03. Por outro lado, o consumo é crescente tendo passado de 584,1 milhões de toneladas em 97/98 para 595,7 milhões de toneladas em 2002/03.

Preço - Em decorrência disso, os preços mundiais tiveram comportamento altista durante todo o ano de 2002, e a tendência é de que em 2003 os preços sejam bons - por volta de US$ 140/tonelada. Diante dessa perspectiva de preço, a expectativa é de que o produtor nacional terá bons preços na colheita da safra, que será plantada nos próximos meses. A expectativa inicial é de que o plantio da safra nacional deverá apresentar um crescimento de 10%, devendo chegar a 2,3 milhões de hectares, contra os 2,1 milhões de hectares plantados na safra anterior. A produção poderá chegar a 4,5 milhões de toneladas.

Sugestões - O Sistema Cooperativista, que esteve representado por Nelson Costa (Ocepar), Tarcísio Minetto (Fecoagro-RS) e Marlos Martins (OCB), apresentou as seguintes sugestões para que o plantio da cultura seja estimulado na próxima safra:

a) Correção do preço de garantia em 30%. O preço da safra passada foi de R$ 285,00 a tonelada;
b) Disponibilização de recursos para custeio, com manutenção dos sistemas de custeio alongado;
c) Garantir a produção por meio de seguro rural ou do Proagro;
d) Dar sinalização de apoio à comercialização mediante o lançamento de contratos de opção.

Conteúdos Relacionados