COOPAVEL: Investimentos de R$ 20 milhões viabiliza nova fábrica de fertilizantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Instalada na área da Ferroeste, em Cascavel, a nova indústria de fertilizantes da Coopavel, tem capacidade para misturar 100 toneladas de adubos por hora, ou 300 mil toneladas ao ano. Com 13 mil metros de área construída e 140 metros de comprimento, a indústria é uma das maiores e mais modernas do segmento no país. Os investimentos foram de R$ 20 milhões de reais entre 2008 e 2009, sendo que a obra demorou cerca de um ano para ser construída.  A capacidade total de armazenagem é de 50 mil toneladas de matérias primas, distribuídas e 14 box. Essa capacidade é três vezes maior que a da antiga fábrica da cooperativa, que ficava instalada no Parque Industrial e formulava 40 toneladas por hora, com armazenamento de 6 mil toneladas de matérias primas. Por ser totalmente automatizada e informatizada, a nova indústria permite a mistura de formulações super precisas, garantindo um melhor padrão aos adubos Coopavel que já eram considerados entre os melhores do Brasil. "Contamos com o que há de mais moderno no mercado no momento, tanto em termos de tecnologia de equipamentos como de produção", disse o engenheiro químico Paulo Siqueira, gerente da fábrica.

Desenvolvimento - De acordo com o diretor presidente da Coopavel, a modernidade da indústria vai permitir à cooperativa dar condições de aumento da produtividade aos associados, aos clientes e às cooperativas parceiras, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura do Oeste Paranaense e também do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  "O fato de a indústria estar montada junto à ferrovia também vai facilitar na distribuição do produto", disse Dilvo Grolli. As matérias primas também são importadas dos melhores fornecedores. "Consideramos que não adianta ter uma fábrica moderna se a matéria prima não for de boa qualidade, por isso vamos em busca das melhores do mundo", disse Paulo. A base das matérias primas são Fosfato Super Simples, Fosfato Super Simples Amoniado, SSG20MCo, Cloreto de Potássio, Map, Sulfato Granulado, Sulfato farelado e uréia. Os países de origem são Canadá, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, China, Israel, Tunísia e Venezuela. Estas vem de navio até o Porto de Paranaguá e de lá para cá conta com uma logística montada para vir totalmente de trem.

Capacidade - A uréia conta com um pavilhão separado para armazenagem ensaque e carregamento, com capacidade para 50 toneladas por hora. A indústria conta com peneiras de separação de finas, despoeirador e aplicação de aditivos para evitar a formulação de poeira. "Isso ajuda ao produtor na aplicação do fertilizante na lavoura, pois permite aplicar o produto com precisão de dosagem sem a necessidade de ajustar a plantadeira a toda hora", explicou Paulo Siqueira. A indústria também tem capacidade para atender a necessidade de formulações desejadas pelo produtor, ou, de acordo com a sua análise de solo. O produto será distribuído pela cooperativa aos associados e demais produtores da região Oeste e até de outras regiões do país, principalmente Mato Grosso, em embalagens de 60 kg ou em Big Bags de 500 kg . (Assessoria Coopavel)

Conteúdos Relacionados