COOPAVEL: Encontro técnico de inverno em Cascavel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que esteve na sede da Ocepar nesta quinta-feira (5) aproveitou para divulgar o 1º Encontro Técnico de Inverno, que acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro das 8 as 17 horas, no mesmo local do Show Rural, na BR 277, em Cascavel (saída para Curitiba). Segundo Grolli, o evento pretende reunir produtores rurais de toda a região, para que conheçam as novidades em termos de tecnologias para produção das principais culturas de inverno: trigo, aveia, azevém e adubação verde. “É um evento importante para que nossos cooperados possam conhecer de perto todas as variedades disponíveis no mercado e assim fortalecer o binômio entre pecuária e agricultura, tanto para culturas de verão como para inverno”, lembra. Para o dirigente, ao contrário do Show Rural, o encontro pretende reunir um público modesto, entre 3 a 5 mil visitantes, mas se comparado ao primeiro Dia de Campo realizado pela cooperativa, no ano de 1989, que serviu de laboratório para o que é hoje o Show Rural, quando apenas 110 produtores participaram, este encontro técnico será representativo.

Diversificação – Entre os principais assuntos que serão abordados durante o evento estão: novas variedades e suas respectivas características; manejo de doenças, de pragas e plantas daninhas, além de outras técnicas de manejo das referidas culturas, que vão do plantio à colheita. Dilvo ainda lembra que o evento pretende também mostrar aos produtores as diversas opções de diversificação da propriedade. “Hoje o cooperado não pode se limitar apenas a cultivar somente um determinado produto e num determinado período. Hoje precisamos ser competitivos e ganhar em escala, por isso é preciso conhecer as novas opções de culturas disponíveis no mercado para o ano todo”, lembra.

Qualidade – Outro ponto ressaltado pelo presidente da Coopavel é que neste evento será dado um enfoque especial para cultivares que demonstrem possuir base genética visando a indústria. “Este é hoje um fator imprescindível para se obter um produto com grande aceitação pela indústria moageira”, lembra Grolli. Pesquisadores da Coodetec estarão orientando os produtores sobre como produzir as cultivares com relação ao controle de doenças e os procedimentos indicados para obtenção de melhores resultados que potencializem a produtividade.

Parceiras – Este evento que é organizado e promovido pela Coopavel tem como parceiras a Coodetec, Embrapa, Fundação Meridional, Fundação Pró-Semente, OR Sementes, Emater, Iapar, Bayer, Basf e Syngenta. Os visitantes serão conduzidos pela área através de um roteiro pré-definido, para que possam visitar todas as 16 estações que serão apresentadas nos dois dias. Durante o encontro será realizada palestra sobre o tema: “qualidade de zoneamento do plantio para atender o mercado”, sob a coordenação da Coodetec pelo Ali Saab, mestre em agronegócio em Brasília.

Vitrine – A Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, em parceria com o Iapar e Embrapa apresentará durante o evento, a Vitrine de Tecnologia de Trigo, local este, onde os visitantes poderão conhecer as principais cultivares indicadas para a região, seu desempenho de acordo com a qualidade industrial, conferindo o desenvolvimento das plantas em duas épocas de plantio. Comporão a vitrine 14 variedades de trigo e uma de triticale.

Conteúdos Relacionados