Coopavel e entidade argentina do agro firmam acordo de colaboração
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coopavel, que completa 54 anos de atividades em dezembro, consolida-se como um modelo de gestão e de bons resultados, servindo de referência também para outros países. Isso ficou evidente, na semana passada, na recepção de mais uma comitiva de produtores rurais argentinos, que vieram conhecer mais sobre o cooperativismo e a performance alcançada pela cooperativa com sede em Cascavel (PR).
A recepção aos 43 agropecuaristas foi realizada pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que apresentou um panorama do agronegócio brasileiro e mundial aos visitantes. Durante a sua explanação, Dilvo destacou a relevância do Brasil e da Argentina na missão de produzir alimentos para uma parcela considerável dos oito bilhões de habitantes que integram população global atualmente.
Um ponto de destaque da visita foi a assinatura de um memorando de cooperação entre a Coopavel e a Afa (Agricultores Federados Argentinos). O acordo busca promover a troca de experiências e o conhecimento entre as duas cooperativas, contribuindo com o avanço do agronegócio nas regiões envolvidas. O memorando estabelece uma base para futuras colaborações, potencializando o desenvolvimento conjunto em diversas áreas de atuação, desde o manejo das agroindústrias até a gestão de negócios cooperativos.
A comitiva argentina, composta por produtores, diretores e conselheiros da Afa, incluindo o seu diretor-presidente, Dario Marinozzi, visitou a Coopavel com o objetivo de entender como a cooperativa agrega valor aos seus produtos e como funciona a dinâmica do cooperativismo em suas agroindústrias. Os visitantes interagiram com questionamentos sobre rentabilidade, relacionamento com o produtor e aspectos logísticos das operações.
O grupo participou de uma série de apresentações, incluindo visitas ao Show Rural e à BioCoop, além de conhecer operações relacionadas às sementes, fertilizantes, CoopClean e Unicoop, conduzidas por gerentes das áreas específicas. A visita também incluiu a apresentação do Show Rural Coopavel e a BioCoop, com agenda que se encerrou com visita à biofábrica da Coopavel.
A força do agro
O coordenador de Inovação, Kleberson Angelossi, destacou a importância de receber comitivas do Brasil e do exterior, reforçando que esses intercâmbios são fundamentais para o contínuo crescimento do agronegócio. "A troca de experiências fortalece o setor e abre novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento mútuo", afirmou Kleberson. (Assessoria de Imprensa Coopavel)