CONJUNTURA AGROPECUÁRIA: Plantio do milho primeira safra alcança 32% no Paraná, destaca Deral

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

conjuntura agropecuaria 19 09 2022Segundo o boletim semanal de conjuntura agropecuária, divulgado no dia 15 de setembro pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Deral/Seab), na semana passada, o plantio da primeira safra de milho do ciclo 2022/23 chegou a 32% da área estimada no Estado, que é de 406 mil hectares. “Em geral, a segunda quinzena de agosto e esta primeira de setembro apresentaram condições boas de clima para o plantio, com chuvas e período de tempo bom para as máquinas entrarem na lavoura. O plantio deve avançar até outubro”, afirmam os técnicos do Deral.

Nacional - Em âmbito nacional, a Conab projeta em 113,3 milhões de toneladas a produção de milho na safra 20/21, o que representa uma alta de 30% quando comparado à safra imediatamente anterior. O Estado do Mato Grosso é o maior produtor, com 37% de participação, seguido pelo Paraná, com 15%, e, em terceiro, o Mato Grosso do Sul, com 11% da produção total.

Trigo e soja - Quanto ao trigo, cerca de 20% do cereal paranaense desta temporada está colhido, disponibilizando aproximadamente 600 mil toneladas ao mercado. Apesar desse volume estar aquém das expectativas, esta oferta inicial tem pressionado os preços recebidos pelos triticultores. “Há um mês, no dia 15 de agosto, a média de preço da saca de trigo era de R$ 112,07, porém, com a intensificação recente da colheita, o valor atual (registrado no dia 14/09) é de R$ 92,33. Essa queda de 21% nos preços preocupa os produtores paranaenses, especialmente os que adquiriram tardiamente fertilizantes e tiveram custos mais elevados para produzir, destaca o boletim.” Em relação à soja, o Deral informa que, com o fim do vazio sanitário para a soja no Paraná, que ocorreu no dia 10 de setembro, os produtores já iniciaram pontualmente o plantio. Neste momento ainda não chegou a 1% da área estimada de 5,7 milhões de hectares. Nos próximos dias devemos ter um avanço significativo no plantio, pois ocorreram chuvas no Estado e deixaram o solo em condições boas para o plantio.

Mais informações - O boletim do Deral/Seab traz ainda informações sobre mandioca, morango, leite, aves e ovos. Clique aqui e confira na íntegra.

FOTO: Cooperativa Integrada

 

Conteúdos Relacionados