CONIRD I: Líderes cooperativistas reconhecem a importância da irrigação na agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Dois dos maiores líderes cooperativistas da região Oeste do Paraná, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e o presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues, participaram na manhã desta quarta-feira (07/11) da última conferência do 22º Conird, o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, no anfiteatro Emir Sfair, anexo ao Centro de Eventos em Cascavel.

Agronegócio - A conferência proferida por Dilvo Grolli teve como tema central o Agronegócio e a Irrigação no Paraná. Os trabalhos contaram com a abertura do presidente do Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, Florindo Dalberto, que destacou o decisivo papel do cooperativismo no processo de evolução do Paraná nos últimos 40 anos. Ele também fez uma menção ao trabalho desenvolvido por duas entidades sediadas em Cascavel, a Abeag, por intermédio de seu presidente, Valmor Pietsch e a Areac, na figura do presidente Milton Locatelli. A mesa foi pelos debatedores Antonio Alfredo Mendes, diretor-presidente da Csei/Abimaq e membro do conselho diretor da Abid e pelo vice-reitor da Unioeste, Carlos Piacenti.

Pesquisa - O conferencista Dilvo Grolli iniciou sua abordagem enfatizando e enaltecendo o trabalho desenvolvido por dois centros de pesquisas da região Oeste, o Iapar em Santa Tereza e a Coodetec, em Cascavel. Dilvo Grolli considera o 22º Conird um evento de extrema relevância para a região Oeste e para o Estado. “O Paraná responde por apenas 1,3% do território nacional e mesmo assim, ocupa a segunda colocação no ranking de maior produtor de grãos do Brasil”, ressaltou. Para ele, a irrigação precisa ser debatida exaustivamente, uma vez que o Estado não tem mais áreas para expandir sua agricultura e pecuária, sobrando como alternativa a difusão de tecnologias nas áreas já existentes. “A irrigação será de vital importância para contribuir com os índices de produtividade no Oeste”.

Programa de irrigação - O diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, sediada em Medianeira, Irineo da Costa Rodrigues, comentou que boa parte das perdas geradas pela estiagem poderia ter sido evitada se o Brasil já contasse com um amplo programa de irrigação em suas lavouras. Ele citou que a Lar conta com 50 projetos de irrigação para implantar nas propriedades, mas esbarra sempre na questão legal e de meio ambiente. “O envolvimento com a causa obsevada no Vale do São Francisco, no Nordeste não é testificado na região, que conta com um enorme, porém, inaproveitado potencial de irrigação”. À tarde, ocorre o último seminário do 22º Conird, com início às 14h e servirá para a apresentação de propostas pelos coordenadores e relatores das oito oficinas do 22º Conird. (Assessoria de Imprensa do 22º Conird)

{gallery}noticias/2012/novembro/08/conird_I/{/gallery}

Conteúdos Relacionados