Condomínio de Produtores da Copagra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O diretor presidente da Copagra, Miguel Rubens Tranin, discursou no Encontro de Agricultura Familiar, na última sexta-feira (07), apresentando os modelos de subarrendamento de terras desenvolvidos pela Copagra e que cabem perfeitamente nos projetos de inclusão econômica e social dos pequenos produtores. O grande sustentáculo do projeto é justamente na viabilização do acesso do pequeno produtor ao arrendamento de terras junto aos grandes proprietários. A impossibilidade de fornecer garantia do arrendamento e a inviabilidade para o proprietário em estratificar a área arrendável em pequenos lotes, é suprida pela intermediação da Copagra e o repasse aos pequenos produtores na forma de condomínios de produção. Os projetos atuais contemplam a implantação das lavouras de cana-de-açúcar e de mandioca, com estudos extensivos à cultura, também de soja. As vantagens podem ser enumeradas desde a segurança proporcionada às duas partes, proprietário e subarrendatário; a minimização dos riscos sobre o investimento face ao acompanhamento técnico e estrutural da Copagra sobre as lavouras, do plantio à colheita; a integração da produção à indústria e ao mercado, através da destilaria de álcool, fecularia de mandioca e a industria de derivados de soja, mediante parceria operacional entre a Copagra e a Cocamar.

Seminário da Mulher Empreendedora - Seguindo o projeto de Organização do Quadro Social - cujo objetivo é o desenvolvimento da consciência cooperativista - a aproximação e a efetiva participação das mulheres na vida da cooperativa é condição fundamental para o alcance do objetivo proposto. Com este enfoque a Copagra realizará, no próximo dia 21 de maio, o I Seminário da Mulher Empreendedora. Da programação consta a apresentação da "Copagra - Passado, Presente e Futuro" e a palestra sobre "Empreendedorismo Rural Feminino", dentre outras. O evento tem início às 7h30 horas e encerramento às 17 horas. Espera-se a participação de 150 mulheres, entre associadas, esposas de associados e demais familiares.

Alevinos - No dia 23 de abril, às margens do Rio Paraná, no município de Marilena, cumpriu-se mais uma etapa do fez-se retornar às águas do rio uma pequena parcela de um grande projeto de repovoamento, desenvolvido pela união de esforços e de interesses da Copagra, Prefeitura de Marilena, Sicredi Noroeste, IRP-Instituto Rio Paraná e IBAMA. Para a Copagra representa a consciência ambiental externada em todos os seus projetos e uma forma concreta de fixar o exemplo para as demais empresas quanto à responsabilidade pela preservação do meio ambiente, segundo o diretor presidente Miguel Tranin. Para o IRP, através do seu representante, João Canela, organização responsável pela reprodução dos alevinos, significa a promoção da conscientização daqueles que sobrevivem da pesca quanto à defesa de seus interesses e o compromisso de manter e zelar pelo seu "campo de trabalho" e denunciar os abusos. Para o IBAMA, conforme se expressou o seu diretor estadual, Marino Eligio Gonçalvo, é uma oportunidade de aproximação do IBAMA às comunidades, numa nova visão de envolvimento social onde a somatória de esforços produz, com maior eficácia e rapidez, os resultados esperados. Importante salientar, segundo ele, que o IBAMA deixa de ser, na visão da sociedade, um órgão meramente fiscalizador e aplicador de multas, para assumir uma postura moderna, pró-ativa, participativa e educadora.

Conteúdos Relacionados