Conclusão do acordo Mercosul e UE é destaque no Informe de Mercado Internacional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A conclusão definitiva das negociações sobre o acordo Mercosul e União Europeia é o destaque do Informe de Mercado Internacional divulgado pela Gerência de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar (Getec). O anúncio foi feito no dia 6 de dezembro pelos presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e da Comissão Europeia, durante a 65ª Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu.
As tratativas entre os dois blocos iniciaram em 1999, ou seja, são 25 anos debatendo os termos da parceria. O boletim da Getec ressalta que “o acordo comercial entre Mercosul e UE constitui uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, ao integrar um mercado de cerca de 720 milhões de habitantes e aproximadamente um quarto do PIB global.” A partir de agora, ocorre o processo de internalização do tratado, que no Brasil passará pelas fases de tradução, análise jurídica, submissão ao Congresso Nacional e publicação de Decreto Presidencial. Da mesma forma, os países europeus deverão promover seus rituais de aprovação. Na UE, é necessário que 55% dos países sejam favoráveis ao acordo para que ele efetivamente se concretize.
O Informe mostra ainda o impacto do acordo no agronegócio, a Lei Antidesmatamento da União Europeia e a relação comercial entre o Brasil e União Europeia. Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.