Conab vai participar de estudo para escoamento da safra pelo pacífico

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A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai participar da elaboração de um pré-projeto para o escoamento da safra de grão por ferrovias até o Pacífico. Para isso, está sendo formado um grupo de trabalho interministerial, composto por representantes dos ministérios da Agricultura; Transportes; Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Casa Civil. A decisão foi tomada hoje (08/01) em reunião dos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e dos Transportes, Anderson Adauto. A proposta é recuperar a malha ferroviária de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para levar os grãos até o Chile. O documento será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à China, em maio. O governo brasileiro pretende fazer uma parceria com os chineses para o investimento nesta recuperação. Durante o encontro, foi solicitado à Conab também um levantamento da situação das ferrovias brasileiras que servem para o escoamento da safra.

Estudo - Recentemente, a companhia elaborou o estudo intitulado "Situação das Estradas Brasileiras Importantes para o Escoamento da Safra", utilizado pelo Ministério dos Transportes para priorizar a recuperação das estradas. O ministro Adauto informou que a recomendação feita pela Conab foi aceita e as obras estarão concluídas até março. A empresa propôs a recuperação das BRs 364, 242, 163, 153 e 116, em virtude da importância para o escoamento da safra. Ficou definido ainda que um grupo de representantes da Conab irá monitorar periodicamente 20 trechos das principais estradas de escoamento da produção. Segundo o estudo da Conab, a BR 163 era uma das rodovias com maior necessidade de recuperação e que daria maior retorno em termos de ganho de escoamento das safras para a exportação e mercado interno, principalmente para soja, milho e algodão. A rodovia é a melhor alternativa para o Porto de Paranaguá. Alguns trechos da BR 364, que leva à Paranaguá e Santos, também careciam de recuperação. Outra BR que necessita de investimentos é a 242, pois parte da safra de soja da Bahia é escoada por esta estrada.

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