COMMODITIES: Queda no preço da soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A redução no consumo mundial de grãos derrubou as cotações das principais commodities agrícolas pelo segundo pregão consecutivo. Os preços dos contratos da soja com entrega para janeiro recuaram 2,2% e fecharam em US$ 8,95 o bushel (27,2 quilos). A queda do grão nos últimos dois dias acumula queda de 5,5%. Investidores acreditam que a desaceleração na economia global deverá reduzir a procura por carnes e combustíveis, prejudicando diretamente os preços dos grãos destinados à produção de ração e biocombustíveis, atingindo diretamente a soja e o milho.

Milho - Os preços do milho também recuaram ontem (12.11) e ficaram cotados em 369,50 centavos de dólar o bushel (25,4 quilos), recuo de 1,2%. Conforme informações da agência Bloomberg News, a China, .um dos maiores importadores de milho, reduziu o volume de compras nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) afirmou que as vendas de milho à China no último mês foram 10 vezes inferiores ao mesmo período de 2006.

Trigo - Na contramão das outras commodities, o trigo teve valorização de 1,7%, com contratos para março valendo 553,50 centavos de dólar o bushel (27,2 quilos). As informações de que novas compras do cereal sejam fechadas nos próximos dias favoreceram a alta. A Síria deverá comprar 200 mil toneladas do cereal, mas não divulgou a região. Já o Japão anunciou que vai recorrer aos Estados Unidos para adquirir 100 mil toneladas do grão. Os investidores avaliam os anúncios como um indicativo de que o consumo de pães e derivados do trigo em grão devem permanecer estáveis.

Açúcar - As cotações do açúcar atingiram o menor nível das duas últimas semanas e fecharam 11,96 centavos de dólar a libra-peso (0,45 quilos), queda de 1,3%. Segundo analistas de mercado, a alta do dólar está exercendo grande peso sobre as cotações dessa commodity. (Gazeta Mercantil)

Conteúdos Relacionados