Com juros em alta, consórcio cresce como alternativa segura de acesso ao crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a taxa Selic em patamares elevados, os tradicionais consórcios têm ganhado espaço como uma alternativa ao crédito no país. Na Cresol, a procura por essa modalidade aumentou expressivamente no último ano, refletindo a alta demanda por soluções financeiras mais acessíveis e planejadas.
O crescimento é puxado por um público diversificado, que vai de agricultores e pequenos empreendedores até investidores das classes A e B, além de outros perfis atraídos pela possibilidade de conquistar bens ou investir em seus negócios com menor custo e mais previsibilidade. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o uso da modalidade atingiu 11,4 milhões de pessoas em fevereiro, representando um recorde histórico de 9,3% a mais que no mesmo mês de 2024.
“O consórcio, por não envolver juros, surge como uma opção interessante para quem busca investir de forma consciente e com planejamento”, explica Márcio Falcão, superintendente da Cresol Confederação.
Alternativa para investimento
Os cooperados da Cresol têm acesso a cartas de crédito para imóveis, veículos, serviços e também soluções específicas para o setor agro. No campo, os consórcios têm atraído principalmente pequenos e médios produtores, que utilizam a modalidade para adquirir máquinas, veículos, sistemas de energia solar e outras melhorias na infraestrutura rural.
Ainda segundo a Abac, no primeiro bimestre de 2025, o consórcio para compra de veículos pesados no âmbito rural aumentou 80% nos créditos disponibilizados através de contemplações, alcançando R$ 4,1 bilhões.
“É uma alternativa mais acessível, segura e sem impacto no fluxo de caixa com juros. O consórcio oferece liberdade no uso da carta de crédito e prazos compatíveis com a realidade do produtor”, afirma Falcão.
Estratégia e planejamento
Mais do que uma alternativa ao crédito, o consórcio tem se consolidado como uma ferramenta estratégica dentro da Cresol para estimular o planejamento de médio e longo prazo e fortalecer o vínculo com os cooperados.
“O diferencial da Cresol é oferecer uma consultoria personalizada desde a adesão até a contemplação. Os gerentes orientam os cooperados sobre o tipo de consórcio mais adequado, o valor da carta, prazo ideal e a definição da melhor estratégia de participação. Essas ações estimulam decisões financeiras mais seguras e planejadas”, finaliza o superintendente.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 1 milhão de cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Saiba mais em: https://cresol.com.br/ (Assessoria de Imprensa Cresol)