COCARI: Encontro dos Associados da Cocari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a participação de cooperados dos mais de vinte municípios da área de atuação da Cocari, o Encontro dos Associados da cooperativa ocorreu na primeira semana de setembro, na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari (PR). Contando com o apoio do Sescoop-PR, o encontro teve em sua programação palestras, atividades de integração e ainda a participação do Grupo Som da Viola, que animou o almoço e a tarde dos cooperados com um seleto repertório de modas de viola.

Balanço semestral - O vice-presidente da Cocari, Vilmar Sebold, iniciou o evento apresentando o balanço semestral da cooperativa e todas as obras realizadas nesse primeiro semestre de 2007. Em seguida, o engenheiro agrônomo João Batista Gonçalves Dias ministrou palestra sobre soja transgênica. E, encerrando o ciclo de palestras, Fernando Muraro, analista de mercado da Agência Rural, discorreu sobre a economia internacional e o mercado das commodities agrícolas, mais especificamente milho e soja.

Lazer - Na hora do almoço, o Grupo Som da Viola fez com que diversos produtores relembrassem os velhos tempos com as músicas sertanejas de raiz. No período da tarde, com o auxílio de profissionais de Educação Física, foram promovidas várias atividades integradas, as quais proporcionaram lazer e descontração aos associados. Ao final da tarde, a Cocari sorteou diversos prêmios, entre eles nove televisores e uma sela de cavalgadura.

Soja - Em sua palestra, o analista de mercado e colunista do jornal Gazeta do Povo Fernando Muraro deu uma boa notícia aos agricultores da Cocari. De acordo com Muraro, as perspectivas e análises do mercado apontam que a soja terá preços bons nos próximos três anos. "Os estoques mundiais de soja estão em baixa. Até 2010, o mundo vai precisar de 11 milhões de hectares de soja para suprir as necessidades, o que vai garantir bom preço da commoditie durante esse tempo. A dica agora é investir em produtividade", falou..

Agroenergia - Para Muraro, isso vai ocorrer, principalmente, em função da preferência dos Estados Unidos em plantar milho para produzir etanol. "Os Estados Unidos já têm 114 usinas de etanol, sendo que mais 78 estão em construção. O País possui 300 milhões de habitantes e 250 milhões de veículos. O presidente George W. Bush tem razão em dizer que os americanos são viciados em combustível", disse. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados