COCAMAR: O investimento que faz chover na lavoura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Estudos apontam que para produzir um único quilo de soja são necessários ao menos 1.500 litros de água, que constitui 90% do peso da planta. No milho, a relação é de 900 litros de água para 1 quilo do grão. Explica-se, com esses dois exemplos, por que a regularidade das chuvas é tão importante. 

 

Tecnologia - Por ser uma indústria a céu aberto, a lavoura fica à mercê das variações do tempo e sofre com os veranicos que são recorrentes a cada safra. No entanto, a tecnologia está a serviço do produtor e ele pode neutralizar os efeitos de uma estiagem fazendo - literalmente - chover em sua lavoura. 

 

Pivô - É o que o Rally Cocamar de Produtividade foi ver no dia 6 de janeiro em Santa Fé, região de Maringá, onde o produtor Peter Elshof e sua esposa Márcia Fabri Elshof dotaram a Fazenda Santana de um equipamento de irrigação com pivô central, adquirido junto a Cocamar. 

 

Umidade - Com mais de 600 metros, a estrutura atende a uma área de 120 hectares, funcionando durante a noite, quando o custo da energia elétrica é reduzido por contar com os benefícios de um programa mantido pelo governo do estado. A cada giro do equipamento, completado em três noites, são despejados o equivalente a 8 litros por metro quadrado, proporcionando a umidade que vai garantir o desenvolvimento da cultura e a expectativa de uma boa produtividade.    

 

Primeira safra - No caso dos Olshof, trata-se da primeira safra com a irrigação, que representa mais um passo para a sustentabilidade da fazenda, onde a soja, cultivada há mais de dez anos, é mantida com modernas tecnologias de precisão, o que inclui o plantio de capim braquiária no outono/inverno. A braquiária, de acordo com os especialistas, atua na reestruturação física e biológica do solo e fornece a cobertura de palha destinada ao plantio direto. 

 

Investimento - A proprietária Márcia, engenheira agrônoma, explica que quando ela e o marido projetaram os investimentos na fazenda, fizeram muitas contas antes da tomada de decisão. “Chegamos à conclusão que a irrigação é um dos principais investimentos, pois se paga em um tempo relativamente curto, diminui os riscos da lavoura e aumenta a sua produtividade”. A respeito dos custos com energia elétrica, estimados em dois sacos de soja por alqueire/ano, ela disse que os considera bem razoáveis, pois acabam diluídos pelo aumento da produtividade. 

 

Otimizar - Com a irrigação, o casal tem muitos planos. Peter, engenheiro de logística, fala em otimizar a propriedade. Sem o equipamento, eles não conseguiam produzir milho no inverno, pois o solo é arenoso, apresentando teor de argila de 17% em média, o que potencializa os veranicos. O milho vai reforçar a receita – e, se depender da umidade, haverá estabilidade da produção – podendo-se abrir espaços para outros cultivos. 

 

Volume de água - A água é captada de um riacho nos fundos da propriedade, margeado pela mata ciliar. Segundo Márcia, durante os estudos para a análise da viabilidade da irrigação, observou-se que o volume de água se manteve ao longo do ano, o que, segundo ela, pode ser creditado à preservação daquela área verde. 

 

Estratégicos - O responsável pela área de irrigação da Cocamar, Alfredo Fabrão Neto, comenta que a cooperativa está incentivando a aquisição desses equipamentos por parte dos produtores cooperados. Fabricados pela parceira Lindsay, eles são considerados estratégicos em um projeto de crescimento sustentável, viabilizando uma agricultura altamente produtiva e adequada ao emprego de modernas tecnologias. “No solo arenoso, principalmente, os equipamentos de irrigação fazem toda a diferença”, afirmou. 

 

Sexto ano – O Rally Cocamar de Produtividade chega à sua sexta edição consecutiva tendo como patrocinadores principais: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet. Patrocinam também a realização: Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental e Nutrição Animal Cocamar. (Assessoria de Comunicação da Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados