COCAMAR: Luiz Lourenço participa de Fórum sobre Integração, em São Paulo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar 19 10 2012LargeO presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, foi um dos palestrantes do 1o Fórum Interestadual Sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) promovido em Presidente Prudente e Rancharia, no interior de São Paulo, nos dias 18 e 19 de outubro. Organizado pela Faculdade de Ciências Agrárias do Oeste Paulista (Unoeste) em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o evento contou com a participação de produtores, técnicos, autoridades, representantes de empresas e comunidade acadêmica.

Especialistas - No dia 18, o Fórum reuniu vários especialistas no assunto, entre os quais o pesquisador da Embrapa João Kluthcouski, e o diretor da John Deere, Paulo Herrmann. A Fazenda Ybite Porã, considerada um modelo em integração no País, situada em Rancharia, sediou um dia de campo que fechou a programação.

Oportunidades - Luiz Lourenço discorreu sobre a oportunidade que as regiões de pastagens degradadas estão tendo de passarem por uma revitalização econômica a partir da introdução do cultivo da soja em sistema de reforma dos pastos, técnica que inclui o capim braquiária para forragem do solo nas mesmas áreas e produção de alimento para o gado. Segundo ele, o País tem potencial para ampliar de forma substancial a produção de grãos a partir de aproveitamento de, pelo menos, 100 milhões de hectares de pastos de baixo retorno econômico. A braquiária fornece comida numa época que, normalmente, os pastos estão sofríveis, citou Lourenço. Com isso, possibilita não apenas o aumento da lotação de animais - hoje de apenas 0,7 UA  (unidade animal) por hectare - como a engorda dos mesmos durante o inverno. "O proprietário ganha com agricultura e a produção de carne", acrescentou o presidente da cooperativa. Para complementar, a floresta de eucalipto faz parte desse tripé fornecendo não apenas madeira num prazo de sete anos após o plantio, como também sombreamento e bem estar ao gado.

Recursos - O presidente ressaltou ainda que há recursos em grande volume a custos baixos para esse fim, que podem ser acessados por meio do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). "A integração tem tudo para avançar e consolidar a posição brasileira entre os players mundiais da produção de alimentos", destacou. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados