COCAMAR: Jornal Cocamar vai para a sala de aula em Doutor Camargo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Quando se fala em comunicação da Cocamar com a comunidade, o entreposto da cooperativa em Doutor Camargo, a 30 quilômetros de Maringá, pode ser considerado um exemplo.  As edições do Jornal de Serviço Cocamar, que chegam todo mês à cidade, recebem um tratamento atencioso por parte do gerente José Conti e sua equipe. Além da distribuição a todos os cooperados, o jornal é entregue também para lideranças e principais formadores de opinião do município, além de órgãos públicos, consultórios médicos e estabelecimentos comerciais. "Fazemos questão de que os exemplares sejam levados a todos os setores importantes da comunidade, para divulgar a cooperativa", comentou o gerente.

Material didático - Além do público tradicional, que é leitor do jornal há 30 anos consecutivos, o conteúdo da publicação tem despertado o interesse, também, de escolas de Doutor Camargo. O veículo de comunicação é usado como material didático em atividades complementares da Escola Estadual Regente Feijó, onde 370 alunos estudam da 5ª a 8ª série. Segundo a professora Sônia Maria Gongora, que é a supervisora da escola, "o jornal tem sido de grande utilidade, acrescentando muito em conhecimento". Ela conta que são utilizadas principalmente as reportagens sobre meio ambiente, novas tecnologias, como a recente reportagem sobre milho transgênico, e outras que contam histórias sobre a colonização do Estado e sobre o dia-a-dia no campo, retratando a realidade local, já que a cidade vive em função da agricultura. O jornal também é arquivado na biblioteca para pesquisa e as reportagens mais interessantes são recortadas e expostas no mural da escola. O gerente José Conti diz ainda que o jornal é uma forma de ampliar o relacionamento com a comunidade. "Trata-se de um instrumento de aproximação e que ajuda a potencializar a imagem da cooperativa", completou. 

‘Sinto falta quando não leio' - Um dos leitores assíduos do Jornal Cocamar há "um par de anos", como ele mesmo diz, é o produtor rural Nelson Galindo Gimenes, cooperado antigo da Cocamar que mantém também uma mercearia na rodovia PR 323, na entrada de Doutor Camargo. Todo mês ele passa na unidade e pega vários exemplares para deixar no balcão da mercearia. "Muitos de nossos clientes gostam de ler o jornal e alguns até pedem para levar e terminar de ler em casa", afirma. Gimenes conta que gosta de ver o que os outros produtores andam fazendo, de acompanhar as tendências de mercado e novas tecnologias. "Já vi várias coisas que me interessaram e fui atrás dos técnicos da Cocamar para buscar mais informações", diz. Por não andar bem de saúde, acabou perdendo as últimas edições do jornal. "Quando fui buscar, já tinha acabado. Gosto muito do jornal e sinto falta quando não leio", comenta. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados