COCAMAR II: Novidades em agricultura digital ganham terreno entre cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar II 21 09 2021Várias novidades em tecnologias, que são um desdobramento da agricultura de precisão, estão sendo implementadas pela Cocamar e sua rede de concessionárias John Deere na semeadura da safra de soja da temporada 2021/22, que começou nos últimos dias em diversas regiões.

Herbicidas em taxa variável - O engenheiro agrônomo Vítor Palaro, coordenador de Agricultura Digital da cooperativa, conta que uma delas é a aplicação de herbicidas com taxa variável, em que o equipamento pulveriza somente onde são detectadas ervas daninhas, o que gera mais eficiência na operação e uma economia na demanda por herbicidas que pode chegar a 60%.

Vant - Esse trabalho, explica Palaro, é desenvolvido em parceria com a empresa Xárvio, a qual lança mão de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para o mapeamento da área, visando a orientar a pulverização. A tecnologia já conta com mais de 3 mil hectares prospectados para implementar a técnica em regiões da cooperativa.

Plantio em linha - Outra novidade é o plantio em linha empregando, igualmente, o Vant para a execução do mapeamento altimétrico das áreas. Para isso, explica Palaro, os tratores devem estar equipados com piloto automático e a região ser servida por sinal RTK ((Real Time Kinematic) baseado na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélite. O objetivo é que haja um tráfego controlado de máquinas na lavoura, de forma a reduzir a compactação do solo. Cerca de 9,7 mil hectares já estão sendo trabalhados com plantios em linha nas regiões da cooperativa.

Drones - Por fim, a aplicação de defensivos com drones, iniciada na última safra nas regiões da cooperativa, deve ser incrementada neste ano. “Ao avaliarem a economia que obtém, entre outros benefícios, os produtores estão cada vez mais interessados por essa forma de pulverização”, completa o coordenador. (Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados