COCAMAR I: Safra de soja entra na reta final nas regiões Norte e Noroeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Até a última sexta-feira (05/03), segundo levantamentos da Cocamar, cerca de 63% da safra de soja estava colhida em sua região, no Norte e Noroeste do Estado, onde foram cultivados 222 mil hectares. Com o tempo firme, os produtores não perdem tempo e aceleram os trabalhos. Segundo o departamento técnico da cooperativa, nesta terça-feira (09/03) o índice já pode ter chegado a 70% e a previsão é que em dez dias a operação esteja praticamente completada.

Transporte - Os caminhões saem tão cheios das propriedades, rumo à moegas da cooperativa, que as estradas espelham a fartura da safra. Neste período, segundo especialistas, o movimento de transporte da produção ocasiona uma perda que pode chegar a 5% do total. Segundo a concessionária de rodovias Viapar, sediada em Maringá, trabalhadores da empresa varrem a soja que fica depositada nos acostamentos. Próximo às lombadas, onde os veículos freiam, e nos trevos, onde fazem curvas, os volumes de perda são ainda maiores.

Limpeza - Periodicamente, equipes da empresa fazem a limpeza das faixas de domínio que margeiam as estradas, o que impede que os grãos germinem fora de época e sejam focos para a disseminação da ferrugem. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo André Machinski, da cooperativa, a doença produziu danos nesta safra em lavouras da região. "Teve produtor que descuidou e acabou colhendo pouco", diz. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados