COCAMAR I: Em Pérola, ajudar a fortalecer a economia regional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença de uma centena de convidados, a Cocamar inaugurou, na manhã de sexta-feira (26/08), a sua estrutura de atendimento em Pérola, município do extremo noroeste do Paraná, que passa a atuar na comercialização de insumos agropecuários e prestação de assistência técnica.

Fortalecer - Ao fazer sua saudação, o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, disse que a unidade tem a proposta de contribuir para o fortalecimento da economia regional. “Vamos incentivar a integração lavoura-pecuária-floresta como o caminho para que as propriedades se desenvolvam”, citou, lembrando que os pastos degradados, comuns nos solos arenosos, exibem baixos níveis de produtividade que levam ao empobrecimento.

Referência - Lourenço frisou que a cooperativa possui uma Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Iporã, naquela mesma região, onde os produtores podem ter uma referência em ILPF, cujos resultados são aplicáveis à realidade de Pérola.

Confiança - A prefeita Valdete Cunha agradeceu a Cocamar pelo investimento de cerca de R$ 2 milhões e a confiança em seu município. “Ficamos felizes porque sabemos que os produtores vão ser muito bem atendidos”, destacou.

Convidados - A solenidade contou com a participação de duas personalidades que têm sua história ligada à cidade e foram especialmente convidadas pela cooperativa: o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, e Darlan Scalco, ex-prefeito local e atualmente chefe de gabinete do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Coração - Emocionado, Wilson – que é nascido em Santa Mariana (PR) – contou que a mãe se mudou para Pérola no começo da década de 1970 para prestar seus serviços como professora, levando os filhos ainda pequenos. “Aqui eu vivi minha adolescência e parte da juventude, toda vez que venho a Pérola meu coração bate mais forte.” Ele falou também de seu trabalho no Ministério, em especial na elaboração do Plano Safra Agrícola e Pecuário, lançado no final de junho, que tem procurado atender às demandas dos produtores.

Descerramento - Dois ex-integrantes do Conselho de Administração da Cocamar, José Florentino Notário e José Avelino da Silva, moradores em cidades próximas, participaram do descerramento da placa inaugural, que contou também com a presença de Luiz Lourenço, da prefeita Valdete, de Wilson, de Adalto Lazarin, representante da região no Conselho atual, e do gerente Mauro Sérgio dos Anjos.

Candidatos - Finalizando a programação, Luiz Lourenço falou aos presentes sobre a importância de serem eleitos candidatos a cargos parlamentares comprometidos com o setor. E fez a apresentação de dois deles, que participaram da inauguração: Claudio Polozi, que concorre a uma vaga para deputado federal, e Marcel Miqueletto, disputante de uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Retorno - Ao abrir suas instalações em Pérola, a Cocamar regressa ao município onde deixou de operar há 25 anos. Com o fim das lavouras de café, sua estrutura, que era voltada ao recebimento do produto, acabou perdendo a finalidade.

Gerência - Gerando dez postos diretos de trabalho, a unidade – que fica na saída para Cafezal do Sul - está sob a gestão de Mauro Sérgio dos Anjos, que responde também pela gerência de outras duas estruturas de atendimento, em Iporã e Altônia.

Eficiência - Segundo Mauro, a pecuária de corte e leite é predominante no município. “Ao oferecer um amplo leque de insumos, das marcas mais conceituadas do mercado, esperamos ajudar os produtores a serem cada vez mais eficientes em seus negócios”, comentou. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados