COCAMAR I: De volta à versão presencial, Expocitros conta com a participação da cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Promovida entre os dias 6 e 9 deste mês em Cordeirópolis (SP), a 47ª edição da Expocitros – considerada a maior feira citrícola da América Latina – voltou a ser presencial e contou com a participação de uma equipe de técnicos da Cocamar.

 

Temas - Ao longo de quatro dias foram discutidos temas como fitossanidade, inovação tecnológica, nutrição, economia e políticas públicas do setor.

 

Manejo Integrado

- Em linhas gerais, ao falar sobre controle sustentável de plantas daninhas em citros, o especialista Rodrigo Martinelli, do Centro de Citricultura do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), frisou a importância do Manejo Integrado de Plantas Daninhas por meio da diversificação dos métodos de controle, associando, por exemplo, aplicação química e roçagem ecológica.

 

Sem excesso - Segundo Martinelli, o controle inadequado acaba acarretando o uso excessivo de glifosato, sendo os danos maiores que os benefícios. “A utilização de inseticida sistêmico se tornou vítima de seu próprio sucesso, é uma importante ferramenta, mas não pode ser utilizada em excesso”, advertiu.

 

Dica - A qualidade de fertilizantes foi analisada por Arnaldo Antônio Rodella, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/Usp). Ele ressaltou a importância de se conhecer a qualidade do produto tanto em relação aos atributos químicos quanto físicos, os quais, de maneira geral, não são considerados.

 

Padrão - Rodella lembrou, também, que é preciso atentar para a uniformidade dos grânulos do adubo, especialmente os formulados, para que os nutrientes sejam distribuídos de maneira homogênea.

 

Recomendação - Por sua vez, José Antônio Quaggio, do Centro de Solos do IAC, ao abordar recomendação de adubação em época de fertilizantes com preços elevados e escassez de oferta, destacou estratégias a adotar em épocas de crise para assegurar a rentabilidade do negócio.

 

Diagnóstico - Uma das estratégias seria o diagnóstico das necessidades do pomar, elaborado por meio de uma correta análise de solo e da folha e, se possível, mediante um histórico de dados. Outro ponto faz referência à acidez do solo, que deve ser manejada de forma adequada para a maior eficiência dos fertilizantes e o retorno por capital investido.

 

Atualizações - As novas recomendações para adubação de citros, com a atualização do Boletim 100, foi o tema de Rodrigo Marcelli Boaretto, do Centro de Citricultura do IAC. O pesquisador comentou sobre as atualizações quanto às recomendações de adubação do novo Boletim 100, a ser lançado ainda neste ano. Boaretto falou também sobre a necessidade de análise dos diferentes tipos de porta-enxerto e variedades-copa no momento da recomendação, como por exemplo, a variedade de porta-enxerto Swingle, a mais responsiva a potássio e boro.

 

Participantes - A Cocamar foi representada por uma equipe de profissionais de agronomia, formada por Renilza Rita de Cássia e Silva, Verônica Kastalski de Souza, Gabriel Fernando Grazziani Costa, César Augusto Mendes Bueno, Nayara Nascimento Souza e Heraldo Takao Hashiguti. (Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados