COCAMAR: Grupo de empresárias rurais conhece mais sobre tecnologias na Cocamar Máquinas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo formado por empresárias rurais de vários municípios das regiões norte e noroeste do Paraná, interessadas na constante evolução tecnológica, foi recebido na manhã de segunda-feira (18/07) na Cocamar Máquinas/Concessionário John Deere, em Maringá.

CSC - Elas conheceram o funcionamento do Centro de Soluções Conectadas (CSC), onde ouviram explanações sobre a praticidade e os benefícios de conduzir seus negócios utilizando a conectividade das máquinas e a agricultura digital.

Rentabilidade - “Ficamos muito honrados com essa iniciativa”, comentou o superintendente da Cocamar Máquinas/Concessionário John Deere, Arquimedes Alexandrino, em sua saudação às visitantes. Segundo ele, “as tecnologias estão disponíveis e são indispensáveis para que se trabalhe com rentabilidade”.

Programação - Bruno Trosdorf, supervisor de Agricultura de Precisão da Cocamar Máquinas, comentou que o grupo de produtoras atendeu prontamente a um convite formalizado pela concessionária, que estruturou uma programação dividida em duas etapas: a primeira, na segunda-feira, com foco especificamente no planejamento da safra e, a segunda, durante o período de plantio.

Apresentação - A apresentação do CSC e dos serviços oferecidos aos produtores foi feita pelo supervisor André Aguilera. Entre vários outros pontos, ele destacou que as áreas de cada produtor são mapeadas para a gestão de recursos com correção e adubação, enquanto a operação das máquinas é acompanhada em tempo real pela concessionária.

Eficiência - Se as máquinas, eventualmente, apresentarem alguma intercorrência, as informações são comunicadas imediatamente aos proprietários, buscando assim a maior eficiência possível.

Agilidade - Hoje, mais de 80% dos atendimentos prestados pela concessionária são remotos, o que, entre outros benefícios, proporciona agilidade nos serviços e economia do tempo.

Momento - “O setor vive um momento crucial, de transição de um modelo para outro, em que a conectividade faz toda a diferença”, comenta Bruno Guidi, gerente corporativo de Agricultura de Precisão da Cocamar Máquinas.

Dia produtivo- Para Carla Sanches Rossato, de Sertanópolis, que integra o grupo e está à frente de propriedades em vários municípios do norte do estado, “o dia foi super produtivo, é uma realidade com a qual já estamos trabalhando e funciona muito bem”, enfatizando ser muito bem atendida pela equipe da concessionária.

Melhoria - “Já estamos 100% conectados, pulverizador, plantadeiras, colheitadeiras, tratores. Foi daí que vi a necessidade de levar esse conhecimento para as demais, por causa da soma de resultados positivos que estamos tendo. Elas podem empregar isso em suas propriedades e ter uma grande melhoria”, comentou a empresária.

Produtividade - Carla afirmou ainda que “Diante dos desafios, há a necessidade de buscar um aumento de produtividade e não vejo como conseguir isso sem investir em tecnologias. É por meio das tecnologias que conseguimos aproveitar melhor o investimento que fazemos na terra e, em um conjunto de fatores, alcançar também maior sustentabilidade”.

Conhecimentos - Na visão de Mariluce Teixeira de Anchieta, de Astorga, o dia foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e, segundo ela, o trabalho com o CSC da concessionária “gera benefícios em forma de sustentabilidade financeira e ambiental para os produtores, além de otimizar o tempo”. (Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados