COCAMAR: Cooperativa sobe posições e se mantém entre as empresas mais inovadoras

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 A estratégia agressiva da Cocamar em trazer para dentro de casa inovações constantes na área de tecnologia de informação (TI), rendeu à cooperativa, sediada em Maringá (PR), um grande salto no ranking das 100 empresas mais inovadoras do país, segundo a revista especializada InformationWeek Brasil, edição de setembro. A escalada foi radical: a Cocamar saiu da 123ª posição em 2010 para o 37º lugar em 2011, integrando um seleto grupo de conglomerados do qual participam Petrobras, Rhodia, Votorantim, Grupo Abril, Yara Brasil, Ford Motor, Coca-Cola e outros. Entre as 50, ela se posiciona a frente de organizações como Renner, Chevron, Alcoa, Basf e Electrolux. Se considerado apenas o segmento agropecuário, a Cocamar aparece entre as três primeiras, abaixo apenas de Citrovita e Tortuga – respectivamente a 10ª e a 12ª no ranking geral. 

 

“Case” - O superintendente administrativo Alair Zago, que representou a cooperativa na última terça-feira (20) em evento organizado pela revista em São Paulo, observa que os critérios de avaliação incluíram, desta vez, a análise de um “case” de sucesso. Segundo ele, chamou a atenção dos especialistas a implantação de um software da Microsoft por parte da Cooperativa: o Hyper-V, que permite a virtualização de servidores.

 

Informações - Zago explica que a ferramenta gera economia, praticidade e agilidade de informações ao possibilitar que em um único servidor físico sejam instalados diversos outros servidores virtuais. “Antes, precisávamos de um servidor para cada aplicativo”, acrescenta o superintendente, lembrando que com essa forma de contingenciamento, o nível de segurança para a companhia se torna muito maior.

 

Pioneira - Os avaliadores constataram que, no segmento agropecuário, a Cocamar é pioneira no uso desse software, o que exigiu por parte da cooperativa não apenas investimentos financeiros, mas especialização profissional. “Os prestadores são certificados pela Microsoft para implementar a nova tecnologia”, cita Zago, salientando que a agressividade da corporação nessa área, definida como prioridade da gestão, tem a finalidade de identificar e incorporar as melhores tecnologias ao seu negócio.

  

Destaque - Em termos internacionais, o fato é tão representativo para a própria Microsoft que a companhia incluiu o “case” da Cocamar em sua página oficial.   De acordo com a gerente de TI da Cooperativa, Paula Rabelo, “a virtualização é uma ferramenta que propiciou agilidade nos negócios e uma estrutura de atendimento, produtos e serviços capaz de atender as demandas dos clientes”. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados