COCAMAR: Além dos croatas, cooperativa recebeu belgas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante visita realizada nesta quarta-feira à Cocamar em Maringá, o embaixador da Croácia no Brasil, Rade Marelic, informou que seu país tem interesse na aquisição de alguns produtos da cooperativa, como soja e suco concentrado e congelado de laranja. Segundo Marelic, que encontrou-se com a diretoria da Cocamar e fez visita a algumas unidades industriais, a Croácia mantém contatos com vários países visando a detectar oportunidades para a importação de alimentos, incluindo frango e açúcar. O embaixador explicou que seu país, com uma população ao redor de cinco milhões de habitantes, é visitado anualmente por cerca de 11 milhões de pessoas. A entrada da Croácia na União Européia (UE), prevista para os próximos quatro anos, está impulsionando todos os setores de atividade, sobretudo o turismo. Rade Marelic disse também que, nessa nova fase do país, o porto de Rijeka deverá ampliar participação no movimento de cargas no leste europeu.

Faturamento - A Cocamar, com faturamento de R$ 874,3 milhões em 2006, já é exportadora, há vários anos, de suco concentrado e congelado de laranja para o mercado europeu. A indústria da cooperativa, situada em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, detém as principais certificações de qualidade exigidas pela UE. No ano passado foram produzidas 12 mil toneladas de suco, como resultado do processamento de 2,9 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja, entregue pelos produtores associados.
 
Belgas - A visita de Marelic coincidiu com a presença, no mesmo dia, de um grupo de produtores e cooperativistas belgas à Cocamar. Liderados por Walter van Depitte, presidente da Aveve, cooperativa de produtores de grãos situada em Lueven, a 30 quilômetros de Bruxelas, eles estão no Brasil para conhecer um pouco mais sobre a produção de soja no País. A Aveve é compradora de farelo de soja produzida pela Cocamar, através da empresa Agrenco. Segundo Depitte, sua cooperativa conta com 12 mil cooperados, que dedicam-se ao cultivo de trigo, cevada e milho, além de pecuária bovina. O farelo da Cocamar é destinado, principalmente, à produção de ração. A comitiva belga conheceu o parque industrial e, durante a programação, visitou também a propriedade do agricultor Aires Pedrali, no município de Maringá, onde está sendo feita a colheita de soja. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados