COASUL: Top Show é vitrine para agronegócio na região Sudoeste do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 A 13ª edição do Top Show Coasul se consagra como vitrine do que há de mais moderno em termos de agronegócio na região Sudoeste do Paraná. O evento foi realizado pela Coasul Cooperativa Agroindustrial, de 16 a 18 de fevereiro, em São João, município sede da cooperativa. Neste ano o dia de campo reuniu mais de 1.000 cooperados e 500 visitantes que puderam conhecer novas tecnologias em sementes, fertilizantes, defensivos químicos, reflorestamento, agricultura de precisão, nutrição de gado leiteiro e avicultura. O Gerente Técnico e coordenador do evento, Paulo Roberto Fachin, explica que o principal objetivo do Top Show é que o cooperado diminua o custo da produção e aumente sua produtividade e consequentemente a renda da família. "Escolhendo melhor a semente e os produtos que ele vai aplicar na lavoura, o produtor pode diminuir os custos, colher mais e melhor, e assim melhorar os ganhos nas próximas safras", afirma.

Importante - Para o diretor-presidente Paulino Capelin Fachin, este é um dos eventos mais importantes promovidos pela cooperativa. "Os experimentos no Top Show são feitos da mesma forma que seriam se implantados nas propriedades dos cooperados. Dessa forma as condições de plantio e crescimento não ficam distorcidas", explica. De acordo com ele, isso é importante para que não ocorram erros como quando se visita feiras e dias de campo distantes de onde se planta. "O produtor chega lá e adquire uma semente lançamento. Mas quando vai colher, percebe que não alcançou a produtividade desejada e acabou pagando mais caro pela semente", destaca.

 

Cooperativismo também ganha - O sistema cooperativista no Paraná tem se destacado mais a cada ano em todo o Brasil. Segundo Nelson Costa, Superintendente Adjunto da Ocepar (Organização das Cooperativas Paranaenses), um dos pontos que fizeram com que se chegasse a esse cenário, foi o investimento das cooperativas em tecnologia. "Mais especificamente em tecnologia de produção o Paraná é um dos estados que mais tem realizado eventos que demonstram ao produtor o mercado, assistência técnica, a evolução da pesquisa e daquilo que está se desenvolvendo para levar mais renda ao produtor e melhores condições de produção", destaca Costa.

 

Visibilidade - Para o superintendente, são eventos como o Top Show, o Show Rural da Coopavel e os dias de campo das cooperativas, que dão mais visibilidade ao cooperativismo e ao produtor para que ele saiba que "há um trabalho muito grande por trás do cooperado para levar a ele cada vez mais produtos e serviços com qualidade".

 

Novidades - Esta edição do Top Show trouxe duas novidades: agricultura de precisão e palestras técnicas sobre manejo do gado de leite e avicultura. O primeiro contou com a participação de uma empresa, a Ceres, que atua com agricultura de precisão de solo. O Gerente Técnico, Paulo Roberto Fachin, esclarece que esta é uma prática na qual utiliza-se de um GPS e satélite para mapear o solo da propriedade. "Assim é possível por meio de automação agrícola, dosar nutrientes para a melhor correção daquele solo. O objetivo é a redução dos custos de produção e aumento da produtividade", afirma Fachin.

 

Agricultura de precisão - A iniciativa partiu da necessidade de mostrar ao cooperado que a agricultura de precisão não é como muitos produtores pensavam no passado. "Pensava-se que esse tipo de tecnologia era cara e, portanto só grandes produtores com grandes quantidades de terra poderiam usufruir dessa ferramenta. Mas, hoje, ela está acessível ao médio e pequeno produtor também", finaliza Fachin.

 

Cooperados satisfeitos - A Coasul disponibilizou para o evento ônibus gratuito de todos os 20 municípios de sua área de ação. Ao final das visitas e palestras os cooperados se mostravam satisfeitos, como a filha de um deles, a coordenadora do Grupo Cooperativo Jovem de São João, Aline Maiara Zolet, que acredita que "mais jovens deveriam prestigiar o Top Show, pois dá para ver que as empresas que participam do evento colocam o melhor no campo para os produtores".

 

Vantagens - O diretor e cooperado de Chopinzinho, Fiorivaldo da Silva, só vê vantagens na realização do evento. "Hoje, o produtor não tem mais tempo de ficar fazendo pesquisa na sua propriedade, então ele vai onde já está pronto e ali pode escolher aquela que lhe agrade mais. No Top Show a tecnologia já está pronta, ele não precisa arriscar", destaca.

 

Parceiras - As empresas parceiras do Top Show Coasul de 2011 foram: Pioneer, Agroceres, Dekalb, Agroeste, Coodetec, Monsanto, Compo, Mosaic, Basf, Bayer, Syngenta, Dupont, Dow e Bunge Fertilizantes. (Imprensa Coasul)

{gallery}noticias/2011/Fevereiro/22/201122215163/{/gallery}

Conteúdos Relacionados