COASUL: Padronização de serviços garante qualidade dos produtos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos pela Coasul Cooperativa Agroindustrial, foi realizada, no mês de fevereiro, uma rodada de reuniões para padronização das normas de recepção, classificação, armazenagem, secagem e transferência de grãos nas unidades de Dois Vizinhos, São João, Nova Lurdes, Chopinzinho, Mato Branco, Sulina, Saudade do Iguaçu, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.

Qualidade - O gerente supervisor de entrepostos, Celso Luiz Sganzella, esclarece que as medidas vão garantir que os grãos tenham o mais alto padrão de qualidade do campo até o consumo nas fábricas de rações da cooperativa. Além dele, também auxiliou no desenvolvimento do projeto o analista de recebimento, beneficiamento e armazenagem de cereais, Josemar Carpenedo.

 

Consumo - Com o início do funcionamento da fábrica de rações que atende ao fomento avícola da Coasul, o consumo do milho, principalmente, teve grande alta. Hoje, o grão que era comercializado fora da cooperativa, fica nela mesmo. A ração, por sua vez, é consumida pelos pintainhos alojados nos aviários integrados, que seguem depois de 43 dias para o abatedouro de aves e então para a mesa do consumidor com os produtos LeVida. "Por isso, a preocupação com toda a cadeia de produção", justifica Sganzella.

 

Energia elétrica - Além da melhoria na qualidade, a padronização desses serviços oferecidos pela cooperativa vai refletir diretamente no consumo e desperdício de energia elétrica. "Como vai existir um padrão para horário de secagem, temperatura, umidade e etc, esperamos reduzir os índices em até 30%", destaca Celso.

 

Certificação - Em 2010 a Coasul certificou os armazéns de grãos das unidades de São João, Chopinzinho e Renascença, conforme Lei nº 9.973, de 10/05/2000, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em 2011, as unidades de Bom Sucesso do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e São Jorge D'Oeste devem ser certificadas. As outras unidades da cooperativa devem ser reorganizadas até 2013. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados