COASUL I: Produtores plantarão 50% menos milho para próxima safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Cooperados da Coasul do entreposto de Mato Branco, no município de Chopinzinho, sudoeste do Estado, vão reduzir em torno de 50% a área de milho plantada na safra 2009/2010. Em 2008 a área plantada era de 1.600 hectares, neste ano são cerca de 800 hectares. Esta redução é maior do que a esperada no Paraná, que de acordo com a primeira estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado, prevê redução de 20% na área de milho. De acordo com o engenheiro agrônomo da unidade, Márcio Antonio da Silva, os produtores que não optaram pelo milho ou que diminuíram a área do grão devem migrar para a soja.

Motivos - Os principais motivos para a diminuição da área de plantio para a próxima safra segundo Márcio Silva são dois: "o preço atual do grão não motiva os produtores. Além disso, os custos para o plantio do milho são maiores do que o da soja, uma cultura mais garantida, com menor risco". Outro fator que agrava a escolha do cooperado é o prejuízo causado pela estiagem da safra anterior.

Otimismo - Apesar da redução na área plantada com milho, a maioria dos cooperados do entreposto de Mato Branco está otimista com relação à cultura para a próxima safra. O associado, Armando Santi, está plantado 15 alqueires com o grão e para ele a redução da área plantada pode se tornar um fator benéfico no momento da comercialização do grão, como não são todos os produtores que estão trabalhando com o milho, "o preço está ruim agora, mas por esse motivo pode subir depois com a falta do grão no mercado. Eu aposto nisso". O cooperado Claudemir Giacomin espera que o clima ajude desta vez. "Tomara que o tempo ajude e mande uma chuva boa para nós e que possamos colher uma safra boa. Faz anos que a estiagem tem castigado a cultura e a esperança é que nesta safra isso mude. Isso é bom para todos nós", prevê Giacomin. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados