COASUL: 7º Encoop reúne cooperados do Sudoeste do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Integração, informação, confraternização. O 7º Encoop - Encontro dos Cooperados do Sudoeste do Paraná foi um encontro informal que proporcionou aos participantes um agradável dia, com palestras, almoço e apresentações artísticas. O evento é realizado todos os anos e reúne cooperados da Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão - Camisc, Cooperativa Agropecuária Tradição - Coopertradição e Coasul Cooperativa Agroindustrial, este ano anfitriã do encontro. Nesta sétima edição do Encoop, cerca de 150 produtores rurais cooperados estiveram presentes. O 7º Encoop tem o apoio do Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

O negócio é eucalipto - A primeira palestra aconteceu pela manhã e foi dada pelo engenheiro florestal do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Filipe Vargas. O engenheiro falou sobre um assunto que tem interessado a muitos produtores rurais, principalmente cooperados da Coasul, por conta da instalação da nova fábrica de rações e do abatedouro: o cultivo de pinus e eucalipto. Com o tema "Cultivos florestais: uma nova alternativa de renda", Filipe Vargas fez da palestra um apanhado geral da situação do mercado de eucalipto e pinus no Sudoeste, no Paraná, no Brasil e no mundo. Fez um comparativo da madeira plantada no Brasil com outros países. "A demanda dessas duas culturas é crescente e está aumentando cada vez mais. Estima-se que em 2010 o Brasil precisará de sete milhões de hectares plantados para suprir a demanda. Se falta madeira hoje já, vai faltar ainda mais no futuro, por isso é um ramo promissor", opinou.

Palestra - Filipe Vargas disponibilizou a apresentação de sua palestra ao Departamento de Comunicação Social da Coasul. O produtor rural que tiver interesse pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (46) 3533-8124 e solicitar o arquivo da palestra. O engenheiro florestal também responde a dúvidas e pode dar orientações através do seu e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O presidente da Coasul e vice-presidente da Ocepar, Paulino Capelin Fachin, agradeceu a presença de Vargas afirmando que ele será procurado novamente pela cooperativa. "Com certeza ainda vamos fazer vários contatos com o engenheiro florestal do Iapar, agora que estamos fomentando o plantio de eucalipto. A nova fábrica de ração e o abatedouro vão demandar mais lenha assim que entrarem em funcionamento e nós queremos fazer tudo conforme as normas e padrões, vamos precisar muito da orientação de pessoas como Filipe Vargas e do Iapar", ressaltou.

Mercados futuros - À tarde foi a vez do professor Eugênio Stefanello, ex-secretário de Agricultura do Estado do Paraná, falar sobre as perspectivas do mercado do milho, soja e trigo. Ao apresentar um panorama da economia mundial, Stefanello falou sobre a estagnação das economias americana, européia e japonesa em 2009, o crescimento de emergentes (China, Índia e Rússia) e a atual crise financeira e seus impactos ao agronegócio brasileiro. "Não queremos assustar o produtor rural, apenas demonstrar como está o cenário hoje e quais as previsões que se tem para os próximos anos, em vista não só da crise mas de tudo o que influencia no preço do produto que ele cultiva e vende", disse Stefanello. Para conversar com o professor Eugênio Stefanello basta escrever para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados