COAMO I: “Nosso desafio é aumentar a capacidade operacional e competitiva dos portos do Paraná”, diz presidente da Appa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

1coamo 24 06 2021Os Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram no ano passado um total de 57.339.307 toneladas, volume que consolida uma nova marca histórica, com uma alta de 8% em relação ao recorde anterior (em 2019 foram 53.204.040 toneladas). O balanço confirma 2020 como o melhor ano das exportações paranaenses. Para explicar um pouco sobre o trabalho desenvolvido, a entrevista do mês de maio na Revista Coamo foi com diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia da Silva. Luiz Fernando, graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná com especialização em gestão de empresas. Está na sua segunda passagem pela Administração dos Portos do Paraná, sendo a primeira de 2009 a 2015, e desde janeiro de 2019 é dirigente da empresa pública Portos do Paraná.

Missão - De acordo com Luiz Fernando, a atual gestão recebeu do governador Carlos Massa Ratinho Júnior a missão de aumentar a participação dos portos na logística brasileira, com mais competitividade e redução dos custos para os produtores, e de pensar o desenvolvimento dos portos paranaenses não apenas para atender a demanda presente, mas para o futuro – próximos 30, 40, 50 anos – de forma sólida e sustentável. "Temos avançado em todas as frentes: investimento em infraestrutura marítima (dragagem, derrocagem, sinalização e estudo para alcançar um novo calado operacional para os dois portos); terrestre (melhoria dos acessos rodo e ferroviário); e na retroárea (avançando na regularização das áreas, com os novos arrendamentos, e otimizando a eficiência na descarga e armazenagem).” Ainda segundo ele, além de avançar em projetos e obras, os Portos do Paraná – cuja gestão atua alinhada com toda a comunidade portuária (incluindo operadores, terminais e demais atores) – têm avançado na movimentação, com constantes recordes.

Recordes - No primeiro trimestre de 2021, os Portos do Paraná tiveram resultados recordes. Em março, juntos, os terminais de Paranaguá e Antonina registraram o melhor março da história em volume movimentado. Foram 5.622.705 toneladas de cargas, de importação e exportação. O volume é 7% maior que o registrado no mesmo mês de 2020 (5.235.158 toneladas). Um novo marco foi consolidado na quantidade de caminhões que passaram pelo Pátio de Triagem: 59.611 veículos, em 31 dias.

Expectativa - Para o presidente, a expectativa para 2021 é excelente. “Este ano será, novamente, bastante expressivo para o agronegócio, que movimenta quase 80% das nossas operações. Os portos de Paranaguá e Antonina aprenderam a lidar com a Covid-19, de modo a seguir operando com segurança aos trabalhadores, atendendo toda a cadeia logística, em todos os segmentos. Nesses três primeiros meses do ano, movimentamos 12.869.820 toneladas de cargas, volume 3% maior que 2020.” (Imprensa Coamo)

 

Conteúdos Relacionados