COAMO I: Iniciada formação da 15ª turma de Jovens Líderes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coamo investe na formação e na educação cooperativista dos seus cooperados. E acredita que o sucesso do cooperativismo passa necessariamente pela capacitação dos jovens produtores que associados à cooperativa estão ajudando e também administrando as atividades de suas famílias na agricultura e pecuária.

Liderança - No mês de maio foi iniciada a 15ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas com a participação de 45 cooperados na faixa etária de 18 a 35 anos, representando várias regiões da área de ação da cooperativa. O programa é realizado em cinco módulos. O primeiro deles aconteceu em maio e buscou a identificação do cooperado para a sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e traçou estratégias e metas para o futuro.

 

Planejamento e administração - O segundo, que aconteceu em junho tratou de um tema relevante: planejamento e administração rural. O terceiro programado para o mês de julho enfocará terá como assunto a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. A questão da liderança, em busca de um futuro promissor será tema do quarto módulo previsto para o mês de agosto. Dentro do programa, os jovens conhecem o funcionamento da cooperativa através do painel "Visão Global da Coamo", com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelas superintendências Administrativa, Operacional, Técnica, Industrial e Comercial em prol do desenvolvimento do quadro social.

 

Novos empreendedores - Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o Programa de Jovens Cooperativistas é um trabalho que vem dando certo, aumentando os conhecimentos e a formação de uma nova geração de empreendedores rurais. "Este programa de formação de jovens líderes já formou mais de 600 cooperados. A Coamo realiza o trabalho de educação cooperativista dos seus cooperados acreditando que a capacitação é um dos segredos do sucesso do cooperativismo. E que os jovens produtores são os responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional", explica o presidente da Coamo, idealizador do programa em 1998 que recebeu destaque a nível nacional como o melhor programa de Educação Cooperativista do Brasil. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados