COAGRO SUPERA DIFICULDADES E OBTÉM SUPERÁVIT EM 2001

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Agropecuária Capanema - Coagro realizou no último dia 1º, a sua Assembléia Geral Ordinária, quando na oportunidade foram discutidas e aprovadas as contas referentes ao exercício de 2001. A previsão da diretoria era contar com a presença de mais de 500 cooperados, mas que acabou sendo prejudicada pelas fortes chuvas que atingiram o município e a região naquele dia. Na avaliação do assessor de cooperativismo e planejamento da Ocepar, Leonardo Boesche e que responde interinamente pela função de diretor executivo e que participou da assembléia em Capanema, a diretoria da Coagro, respaldada pelo apoio de seus cooperados, conseguiu reverter uma situação, que no passado, se mostrava sombria, pois estava operando com prejuízos operacionais, ano após ano. "Com muito trabalho e arrojo, a diretoria da Coagro terminou o ano de 2001 com os prejuízos zerados, com suas dívidas renegociadas e ainda conseguiu obter um superávit de R$ 162 mil", informa Boesche. Por decisão da própria assembléia estas sobras foram capitalizadas na própria cooperativa.

Reestruturação - Leonardo lembra que durante vários anos a Coagro realizou todo um trabalho de reestruturação, tendo à frente o presidente Sebaldo Waclawoski, quando teve que se desfazer de patrimônios, de alguns ativos e reduzir seus custos operacionais. "Medidas duras para aquela época e que hoje geram resultados altamente positivos", afirma. Hoje, a cooperativa conta com aproximadamente 4.200 cooperados, 380 destes são novos e ex-cooperados, que decidiram voltar a trabalhar com a cooperativa. "Numa demonstração de confiança no trabalho da atual diretoria". destaca Leonardo. No final do ano passado a cooperativa readquiriu sua estrutura em Pranchita, a qual, havia sido vendida em anos anteriores e negocia uma outra em Santo Antônio do Sudoeste.

Integração - Na visão do presidente Sebaldo Waclawoski, não basta apenas a cooperativa resolver seus problemas financeiros se não for feito todo um trabalho que garanta a continuidade dos produtores na atividade agrícola. Por isso que Sebaldo é um defensor de que somente com a integração das cooperativas é que esta meta poderá ser atingida, pois o desenvolvimento dos produtores da região de forma organizada e integrada é uma das metas da Coagro para este ano de 2002. Entre os projetos que a cooperativa pretende participar, esta a reativação da suinocultura, prevendo investimentos no Sudoeste na industrialização e comercialização de produtos em parceria com outras cooperativas.

Conteúdos Relacionados