CLIMA II: Paraná espera inverno úmido

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A ocorrência de chuva no outono e no inverno é cada vez mais importante para a agricultura no Paraná, onde vem sendo registrado aumento progressivo no plantio do milho de segunda safra. Desta vez, a área plantada deve ser de aproximadamente 1,9 milhão de hectares, 12% maior que a de 2010, conforme o Departamento de Economia Rural do estado, o Deral. 


Dobro - Trata-se de lavoura o dobro maior que a do milho de verão. Se houver recuperação no rendimento por hectare – que foi de 3,8 mil no inverno passado, por falta de água e uma sequência de geadas – a produção total será 50% maior, chegando a 9,6 milhões de toneladas.


Soja - Considerando todo o Sul, as chuvas são positivas inclusive para a soja. O produtor catarinense Marcelo Cambrussi, de Bom Jesus (SC), passou janeiro torcendo por mais umidade, que só começou a chegar em 6 de fevereiro, com um aguaceiro de 12 milímetros. Ele calcula que a quebra, na colheita, será de 20% a 50%, dependendo justamente das precipitações sobre cada lote plantado. As plantas, ainda verdes, serão colhidas a partir de março. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados