Chuvas provocam quebra na safra de soja do MT

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As chuvas que atingem desde janeiro a região do médio-norte de Mato Grosso devem causar um prejuízo de aproximadamente R$ 300 milhões aos produtores de soja da região. A área é uma das maiores produtoras de soja do Brasil. Municípios próximos à rodovia BR-163, como Sorriso, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Lucas do Rio Verde, entre outros, têm cerca de 1,5 milhão de hectares de soja plantados. As associações de fazendeiros da região calculam que de 10% a 15% da safra deva ser perdida. As chuvas estão impedindo a colheita dos grãos (que estão apodrecendo), tornando inócua a ação de inseticidas e dificultando o escoamento da produção, já que pontes e estradas da região estão ficando intransitáveis.

Prejuízos - Segundo a Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), o prejuízo na região não deve afetar a expectativa de um novo recorde na produção brasileira de grãos. O Ministério da Agricultura espera um volume de 130,8 milhões de toneladas na safra 2003/2004. Levantamento da safra elaborado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indica um crescimento de 3,1 milhões de hectares na área plantada no país em relação à safra 2002/2003, somando 47 milhões de hectares. Apesar do prejuízo no médio-norte mato-grossense, a Famato acredita que a produção de soja do Estado será alta. Ao todo, Mato Grosso tem 5,2 milhões de hectares plantados com soja -o que faz dele o Estado de maior área plantada com a oleaginosa.

Enchentes - Em Sorriso, município campeão de produção de soja do país, o prejuízo deve superar R$ 110 milhões, segundo o sindicato rural local. Há 590 mil hectares de soja cultivados na cidade e até 15% da colheita pode ser afetada. Fazendas separadas do município pelo rio Teles Pires não estão conseguindo escoar a produção, já que o rio transbordou, impedindo que caminhões atravessem as pontes levando os grãos. Parte dos fazendeiros da região está se mobilizando para barrar as águas com cascalho. Em Lucas do Rio Verde, as chuvas alagaram por várias semanas as fazendas, impossibilitando a colheita e fazendo os grãos perderem a qualidade. Nesta segunda-feira (9), a rodovia BR-163, que liga o norte de Mato Grosso com o centro do país, se rompeu em dois pontos. O trânsito ficou completamente impedido. (Fonte: Agência Folha)

Conteúdos Relacionados