CASTROLANDA: Agentes conhecem projeto de desenvolvimento regional sustentável

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 agentes regionais do Banco do Brasil (BB) se reuniram nesta quinta-feira (5/03), em Castro, para conhecerem o projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) local. "Em Castro nós vemos uma riqueza imensa e, sem dúvida, é exemplo para o nosso trabalho", disse Oldemir Fenner Genz, superintendente negocial do BB. O DRS é uma estratégia de negócios do Banco que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável em todo o país. O programa, direcionado aos produtores rurais, é desenvolvido em parceria com as Prefeituras municipais, Emater e cooperativas. No ano passado, na Castrolanda, 28 produtores foram beneficiados com o programa. Os recursos liberados passaram de R$ 400 mil, aplicados em melhorias e adaptações de instalações, aquisição de equipamentos e animais de melhor genética. 

Profissionalização - Sidney Sebastião Rodrigues de Oliveira, assistente técnico da Emater/Castrolanda trabalha há 16 anos com os pequenos produtores e defende a inclusão desta produção no mercado consumidor. "Nós temos vários exemplos de produtores com produção informal e baixa renda, sem garantia nenhuma no mercado e que precisam impulsionar a produção que além de propiciar melhor qualidade de vida através do aumento da renda promove a profissionalização do setor. Na Castrolanda nós temos um programa de qualidade e estes produtores precisam ser inseridos no sistema", exemplifica. Ele explica que as ações junto ao produtor rural vão desde o cadastramento, avaliação da propriedade treinamentos até ao desenvolvimento dos projetos para a liberação de recursos no Banco. "Somente no ano passado, foram feitas 30 reuniões com participação média de 15 produtores/grupo", disse o técnico.

Castro - Hélcio Ferro, gerente da Emater, reforçou aos agentes o diferencial do município. "Castro possui vocação leiteira. Nós temos produtores interessados na atividade, que buscam o desenvolvimento, nós temos uma Cooperativa muito atuante na área e temos uma indústria, a Usina de Beneficiamento de Leite da Castrolanda", disse. Márcio José Lopes, secretário de agricultura do município citou o Centro de Treinamento de Pecuaristas de Castro, criado há mais de 40 anos, com o objetivo de fomentar a criação de gado leiteiro no Brasil, mediante cursos de capacitação profissional nessa atividade, como um grande exemplo até mesmo para as próprias estratégias de desenvolvimento da Secretaria do Município. "Em agosto de 2007 nós assinamos um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal, a Emater e a Castrolanda para o apoio ao pequeno produtor. A idéia do termo é capacitar o pequeno produtor e o CTP sem dúvida é o nosso grande exemplo", disse o secretário.

DRS - O programa de Desenvolvimento Regional Sustentável teve início em 2003 e hoje passam de 4000 agências habilitadas para este atendimento. Mais de 1 milhão de famílias já foram atendidas pelo DRS em 4.773 municípios do país. No Paraná, 70 mil famílias estão sendo beneficiadas diretamente. "É preciso valorizar que não somos apenas agentes financeiros, mas sim temos um papel social a cumprir com a comunidade, salientou Ney Vieira, gerente do DRS.

DRS em Castro - No ano passado foram cadastrados 147 produtores no município. Cerca de 50 receberam treinamento em qualidade do leite e manejo em geral. Destes, 28 foram integrados à Cooperativa Castrolanda. (Imprensa Castrolanda)

Conteúdos Relacionados