CARNE BOVINA: Missão chilena vem ao Brasil para ampliar área habilitada a exportar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma missão chilena virá ao Brasil em outubro para avaliar as condições sanitárias dos estados que estavam habilitados, até 2005, a exportar carne bovina in natura para aquele país. A vinda dessa missão poderá resultar na ampliação da área do Brasil autorizada a comercializar o produto para o mercado chileno. O anúncio foi feito na quinta-feira (24.07) pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, após três dias de missão oficial  no Chile. Atualmente, apenas o Rio Grande do Sul possui plantas autorizadas a vender carne bovina para aquele mercado.

Avaliação - Rondônia, que não figura entre esses estados, também será avaliado pela missão. Ao mesmo tempo em que avaliarão as unidades federativas, os frigoríficos dessas regiões poderão ser reabilitados a exportar carne bovina para o Chile. Normalmente, missões dessa natureza primeiro avaliam o status sanitário do estado para, em outra etapa posterior, habilitar as plantas exportadoras. Por isso, Kroetz comemorou a decisão das autoridades sanitárias chilenas de poder habilitar estados e frigoríficos na mesma missão. "Isso demonstra a confiança do serviço veterinário chileno no trabalho realizado para erradicar a febre aftosa e as ações de defesa agropecuária de modo geral", disse o secretário.

Estados - As unidades federativas que até 2005 estavam autorizadas a exportar carne bovina in natura para o mercado chileno eram o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. (Mapa)

Conteúdos Relacionados