CAPAL: Produtores querem alteração no vazio sanitário da soja em São Paulo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores rurais do estado de São Paulo e representantes de entidades ligadas ao agronegócio apresentaram, na última quinta-feira (17/05), uma proposta de mudança no período do vazio sanitário da soja, que hoje acontece de 30 de maio a 30 de setembro.  A intenção é antecipar o período em 15 dias, passando para o período de 15 de maio a 15 de setembro, como já acontece no Paraná. 

 

Plantio proibido - O vazio sanitário é um período determinado por lei, no qual o plantio da soja não é permitido, e tem o objetivo de erradicar as doenças de cultivo, principalmente a ferrugem asiática. A principal intenção dos agricultores em mudar este período é antecipar o plantio do milho safrinha. Além disso, a grande variedade de sementes adaptadas e mais resistentes ao frio permite um plantio mais seguro da soja, em caso de sua antecipação. Por conta do clima favorável, a colheita também pode ser antecipada em até 15 dias.

 

Apresentação - A apresentação da proposta aconteceu em uma reunião com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizada em Campinas. A presença e a opinião da Capal, representada pelo engenheiro agrônomo Antônio Cláudio Wesgueber, foram importantes, pois a cooperativa atua nos dois estados, e conhece a importância da antecipação do período de vazio sanitário, que já acontece no Paraná. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados