CAMPO: Preços agropecuários caíram 2,41% na 1ª quadrissemana de junho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os preços recebidos pelos produtores rurais paulistas recuaram 2,41% na primeira quadrissemana de junho. Os dados do Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) divulgado foram divulgados hoje pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e São Paulo. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) apresentaram variação negativa de 3,67% e de origem animal (IqPR-A) registraram alta de 0,19%. Nove produtos apresentaram alta de preços (cinco de origem vegetal e quatro de origem animal), enquanto outros nove produtos tiveram redução (sete do segmento vegetal e dois do animal). "Apesar do bom número de produtos com alta nos preços, o IqPR foi negativo no período, influenciado principalmente pelo preço da cana-de-açúcar, produto que representa um terço do valor da produção agropecuária paulista."

Variação - Segundo os técnicos do IEA, sem considerar a cana-de-açúcar no cálculo do índice, a variação do IqPR cai para -0,15% e a do IqPR-V para -0,48%. "Apesar das sucessivas variações negativas, com o pico na terceira quadrissemana de abril (-5,53%), verifica-se uma desaceleração da queda dos preços nas seis últimas quadrissemanas."

Produtos em queda - O levantamento do IEA mostra que os produtos que tiveram maior queda de preços nesta quadrissemana foram: banana nanica (20,60%), cana-de-açúcar (6,86%), carne de frango (5,13%) e algodão (4,51%). Já os produtos do IqPR que apresentaram maior alta de preços foram o feijão (37,38%), o leite tipo C (8,31%), o leite tipo B (6,22%), o amendoim (3,84%) e a carne suína (3,42%). (Agência Estado)

Conteúdos Relacionados