CAMPANHA PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE DO MILHO

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa e a cadeia produtiva de milho e carnes estão empenhados em aumentar a produtividade de milho no Brasil, como forma de compensar a provável redução da área plantada do cereal nesta safra de verão. Como parte do processo, a Embrapa elaborou e está disponibilizando aos interessados cartilha, cartaz e folder contendo recomendações para os produtores superarem os principais gargalos ao aumento da produtividade da lavoura de milho. No site http://www.cnpms.embrapa.br/aumento/index.html podem ser obtidas as versões eletrônicas dessas publicações. Em breve deverá ser realizado também um Dia de Campo na TV e inserções sobre o tema na Voz do Brasil. Em caso de interesse, o material pode ser impresso e distribuído a produtores, cooperativas, extensionistas e outros multiplicadores de informação, havendo espaço para a colocação de propaganda institucional da empresa/instituição.

Estímulo - A idéia é estimular iniciativas nesse sentido, destacando-se o potencial ainda existente para o crescimento da produtividade de milho no Brasil. É importante ressaltar que, a partir do ano passado, o milho tornou-se uma "commodity" de exportação, a exemplo da soja. Aliás, diz Célio Porto, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, isso veio corrigir uma inconsistência que havia na cadeia produtiva de carnes, já que o Brasil era competitivo na exportação de farelo de soja e de carnes de aves e suínos, mas não o era em milho.

Produtividade - Para que seja possível atender à demanda interna para a produção de carnes e ainda gerar excedentes exportáveis, é indispensável atingir-se um rápido aumento da produtividade, explicou Célio Porto, lembrando que há grande potencial para melhorar a produtividade de milho no Brasil. "Basta observar a distância que nos separa dos países desenvolvidos (exemplo: na soja a produtividade média brasileira já supera a dos EUA, enquanto no milho representa apenas 40% daquela) e a dispersão dos índices alcançados por diferentes produtores em uma mesma região".

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