CAMINHOS DO CAMPO I: Piauí avança e Oeste da Bahia se consolida

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A equipe de técnicos e jornalistas que integram a Expedição Caminhos do Campo visita os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí, no Piauí, que despontam no cenário do Cerrado pela diversidade dos produtores que estão na região. São agricultores que possuem terras de 500 a 5 mil hectares. Isso, sem falar dos grandes grupos e condomínios agrícolas, que possuem áreas acima de 10 mil hectares. O estado não tem mais que 400 mil hectares em produção, mas o potencial estimado de abertura de novas áreas ultrapassa os 3 milhões de hectares. Entre as limitações verificadas no Sul do estado, onde está concentrada a produção de grãos, destacam-se os problemas de energia e estradas.

Infra-estrutura - Já no Oeste do Bahia, a fronteira agrícola mais consolidada do Cerrado, a Expedição Caminhos do Campo encontrou uma infra-estrutura mais generosa, de estradas, armazéns e rede elétrica. Esse suporte não cresce na proporção do avanço da produção, mas consegue ser o melhor entre os estados da região. No Oeste baiano, a safra 2007/08 confirma um aumento de 10% na área de soja, que passa de 850 mil para 935 mil hectares, e de 11,4% na de milho, de 166 mil para 185 mil hectares. O Sindicato Rural de Luiz Eduardo Magalhães acredita que os oito municípios da região têm potencial para abrir mais 1,5 milhão de hectares. Hoje, as áreas de agricultura somam 1,7 milhão de hectares. 

Projeto - A Expedição Caminhos do Campo/Gazeta do Povo realiza uma viagem de 15.000 quilômetros por seis estados mais o Distrito Federal entre 21 de fevereiro a 10 de março.  A equipe composta por técnicos e jornalistas faz o levantamento da safra de grãos visitando os estados do Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Brasília. A Expedição tem assessoria técnica da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e da Federação da Agricultura do Paraná (Faep). (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados