CAÍTO QUINTANA DEFENDE FORTALECIMENTO DO SICREDI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB), autor da emenda na Lei 13.527/02, que permite que as prefeituras façam movimentação financeira no Sicredi em municípios onde não há agências oficiais, defendeu a expansão e o fortalecimento do cooperativismo de crédito. Em entrevista que concedeu ao Paraná Cooperativo na sexta-feira, o parlamentar afirmou que a aprovação do projeto de lei e sua sanção pelo governador "é uma conquista do Cooperativismo e do nosso agricultor, permitindo que o banco opere diretamente com o produtor rural. E se o produtor rural ainda é a grande fonte de divisas do Estado do Paraná, acho justo que um banco com vinculação ao cooperativismo seja um banco do agricultor. E funcionando com o agricultor, gerando divisas para o Estado do Paraná, nada mais justo que o poder público movimente suas receitas com o Sicredi", frisou.

Repercussão positiva - A sanção, pelo governador Jaime Lerner, do projeto do deputado Durval Amaral com a emenda do deputado Caíto Quintana repercutiu positivamente em todo o sistema cooperativista, pois a possibilidade das cooperativas do sistema Sicredi operarem com as prefeituras constava da estratégia do Sicredi. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que a aprovação do projeto só foi possível graças ao empenho de Caíto Quintana, que negociou a inclusão da emenda e se empenhou na orientação estratégica para que o sistema obtivesse o apoio da Assembléia Legislativa, através do presidente Hermas Brandão, e do governador Jaime Lerner. O vice-presidente da Sicredi Central, Luiz Roberto Baggio, reconheceu que a aprovação da lei, com a emenda Caíto Quintana, "é um passo extremamente importante, que atendeu aos objetivos do Cooperativismo de crédito e vem ao encontro de nossa missão, que é oferecer alternativas democrática para que as comunidades gerenciem seus próprios recursos". Baggio frisou que a aprovação dessa emenda é um passo importantíssimo para que o sistema se consolide num grande número de comunidades, hoje desassistidas pelo sistema financeiro.

Caíto proporá nova emenda - O deputado Caíto Quintana disse que a aprovação dessa emenda consolida uma primeira expansão das cooperativas de crédito. No entanto, ele é de opinião que não deve haver nenhuma barreira para que as cooperativas atuem livremente junto ao poder público estadual, municipal ou federal. Uma nova emenda deverá ser apresentada oportunamente para que as instituições públicas possam operar com o Sicredi sem a restrição atual, que é a existência de agências ou postos de atendimento bancários oficiais. "Acho que o Sicredi precisa e merece ser apoiado pela base municipal para que ele possa se fortalecer dentro do município". O deputado lembrou que há uma tendência de setores da sociedade terem seus sistemas financeiros próprios, formatados de acordo com as suas necessidades, pois muitos bancos comerciais não têm nenhum interesse em operar com esses setores, como a agricultura.

Conteúdos Relacionados