CAFÉ II: Cooxupé lidera exportação do produto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa mineira Cooxupé, a maior do mundo, desbancou a Unicafé e liderou o topo das exportações de café em 2008. Levantamento do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) mostra que a cooperativa embarcou 1,813 milhão de sacas de 60 quilos entre janeiro e dezembro do ano passado, ultrapassando a tradicional exportadora Unicafé, líder nos 18 últimos anos, com 1,754 milhão de sacas. Em terceiro lugar ficou a trading Stockler, com embarques de 1,512 milhão de sacas, seguida pela Rio Doce, com 1,179 milhão, e trading Custódio Forzza, em quinto, com 1,089 milhão de sacas.

 

Avanço - Em 2007, a Cooxupé ocupou a vice-liderança, com 1,639 milhão de sacas embarcadas, atrás da Unicafé, com 2,114 milhões de sacas. Mas, na comparação com o ano-safra 2008/09 (de junho a julho), a Unicafé leva a melhor, com 1,982 milhão de sacas, seguida pela cooperativa, com 1,492 milhão, na vice-liderança. O avanço da cooperativa em 2008 para atingir o topo reflete, entre outros fatores, a adesão da Cooxupé ao Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor), programa federal que garante um preço mínimo ao produtor quando as cotações do grão estão abaixo do custo. Como representante dos cafeicultores, as cooperativas também podem participar do programa.

Vantagem fiscal - Segundo Guilherme Braga, muitas torrefadoras, que antes não exportavam, foram beneficiadas pelos créditos de PIS/Cofins na exportação. Desde o ano passado, a Cooxupé criou uma empresa exportadora e também se favoreceu dessa vantagem fiscal. Como empresa, a Cooxupé tem direito aos créditos de PIS/Cofins na exportação, benefício que não é permitido às cooperativas ainda. Ao exportar, as companhias obtêm créditos que são utilizados para amenizar a carga tributária sobre as vendas no mercado doméstico.

Produto de qualidade - A cooperativa atribui seu bom desempenho nos embarques de 2008 ao produto de qualidade negociado no exterior e aos grandes volumes entregues por seus cooperados. A Cooxupé ultrapassou a marca de 1 milhão de sacas de 60 quilos de volumes embarcados em 1999. Desde então, nunca deixou de exportar volumes abaixo dessa marca.

Visitas - Com cerca de 11,5 mil associados, a Cooxupé vem trabalhando nos últimos anos para ampliar as exportações, com visitas aos potenciais mercados importadores. Os cerca de 1,8 milhão de sacas de volumes de café exportados foram 100% escoados pelo porto de Santos (SP), o maior da América Latina. No ano passado, a cooperativa recebeu em seus armazéns 4,697 milhões de sacas. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados