BOM JESUS: Secretário de Agricultura do Paraná participou do Dia de Campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os homens do campo que estiveram participando do Dia de Campo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, realizado neste mês, destaque para Norberto Ortigara, secretário de Agricultura do Paraná. Ortigara foi ao evento a convite do presidente da cooperativa, Luiz Roberto Baggio, para conhecer as novidades tecnológicas que foram apresentadas aos produtores da região sudeste do Paraná. 


Capacitação - O secretário frisou, em seu discurso de abertura no evento, a importância da capacitação. De ser um agricultor profissional, pois este perfil de produtor foi o responsável pela duplicação da produção nacional nos últimos anos. "Fazer agricultura é uma arte, e quem não para todo dia para aprender algo novo, fica para trás", declara o secretário, fazendo referência ao Dia de Campo da Bom Jesus, que mostra ao produtor como fazer melhor, com redução de custos e aumento de produtividade. 


Próxima safra - Segundo o presidente da cooperativa, Luiz Roberto Baggio, a data de realização do Dia de Campo da Bom Jesus gera benefícios aos produtores para a próxima safra. "Nosso objetivo é que os produtores participem do evento e levem consigo uma perfeita compreensão das informações repassadas, pelas mais de 50 empresas que estão no evento, sobre as últimas novidades na cultura do milho, soja e feijão; uso de defensivos agrícolas e fertilizantes, entre outras informações", explica. "Assim, eles podem decidir sobre que tecnologia utilizar para a obtenção dos melhores resultados na produção", reforça Baggio. Além disso, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos de máquinas e equipamentos agrícolas das melhores marcas do mercado. 


Produtores aprovam - Para o cooperado da região de Paulo Frontin, Anderson Konkel , o conhecimento é o principal fundamento que todos levam para suas casas. "No Dia de Campo são apresentadas as variedades que mais se adaptam a nossa região e isso reduz muito nossas chances de erro", afirmou. 


Evolução - Já para o produtor de Palmeira, Celso Vantroba, declara que sempre é muito importante participar dos eventos da cooperativa, principalmente do Dia de Campo, pois quem não acompanha a evolução, acaba ficando para trás. "Lembro que, há alguns anos, colher 100 sacas de soja por alqueire era motivo de orgulho, atualmente esse patamar mudou e isso provém da evolução da tecnologia", comenta Vantroba. 


Público - Segundo o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa Bom Jesus, Severino Giacomel, a cada ano a participação dos agricultores supera as expectativas, tanto em número quanto em interesse pelas inovações tecnológicas. "Os produtores realmente aproveitaram este evento para transformar as novidades em mais produtividade para sua safra, uma vez que o evento conseguiu cumprir seu objetivo de demonstrar um conjunto de soluções que se complementam", revela.


Informações sobre crédito - A Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC marca presença no evento todos os anos prestando informações sobre gestão dos recursos financeiros e linhas de crédito disponíveis aos produtores. Neste ano a cooperativa de crédito reforçou as informações sobre consórcios, linhas de redito rural e uma específica para a aquisição de insumos agrícolas com taxas de juros diferenciadas. 


Sobre a Bom Jesus - A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.900 associados e tem unidades em 12 municípios com 17 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira, Mallet e Rebouças. (Imprensa Bom Jesus)

Conteúdos Relacionados